Voluntários são homenageados em sessão solene(Veja Vídeo Especial)
A Câmara Municipal de Araçatuba realizou, na noite desta sexta-feira, 27/8, sessão solene para marcar o Dia do Voluntário, comemorado no sábado (28/8). Durante o evento, cerca de 60 pessoas receberam o Diploma "Voluntário em Destaque 2010", em reconhecimento ao trabalho social desenvolvido em favor da comunidade no município.
A homenagem, realizada pela quinta vez, foi instituída pela resolução nº 1.623/2007, de autoria do ex-vereador Jaime José da Silva. Os homenageados foram indicados pela própria comunidade, entidades assistenciais, associações, vereadores, núcleos religiosos e conselhos municipais.
A mesa de honra da solenidade teve a participação dos vereadores Edna Flor (PPS), Cido Saraiva (PMDB), Dr. Nava (PSC), Arlindo Araújo (PPS), Profª Durvalina (PT), Joaquim da Santa Casa (PDT), Rivael Papinha (PSB) e Tieza (PSDB). O prefeito Cido Sério (PT) também marcou presença. Autoridades do município, familiares de homenageados e pessoas da comunidade lotaram as galerias do Legislativo para acompanhar a sessão.
Durante a abertura da sessão, a presidente da Câmara de Araçatuba, vereadora Edna Flor, agradeceu a todos os participantes da sessão, citando uma frase de solidariedade proferida por Madre Teresa de Calcutá. "Há o mesmo sentido quando as pessoas fazem o possível para auxiliar o próximo", disse.
Após a execução dos hinos Nacional e de Araçatuba, foi exibido um vídeo especial, produzido pela equipe da TV Câmara, que mostra alguns trabalhos voluntários desenvolvidos na cidade.
Ao usar a tribuna, a vereadora Tieza se emocionou ao falar sobre a importância do voluntariado. "São pessoas que permitem aos outros terem oportunidades. É doação de tempo, de conhecimento e de energia para o outro", destacou.
O vereador Rivael Papinha observou que, atualmente, existem inúmeras experiências de serviço voluntário, mas ainda pouco conhecidas do público. Ele citou a Pastoral do Apoio como uma das atividades relevantes no município. "Não tenho nem palavras para mensurar a importância desse trabalho humilde e simples", assinalou.
Durante a sua explanação, o vereador Joaquim da Santa Casa, que indicou voluntários da Casa Lar Shalom, Santa Casa e Hospital Benedita Fernandes para receberem homenagens, disse que a grandeza em ajudar as outras pessoas é a mesma. "São momentos de dedicação ao próximo, para que ele tenha mais qualidade de vida", afirmou.
A vereadora Profª Durvalina chamou de "plateia do bem" os voluntários presentes na sessão. "Aqui estão pessoas iluminadas e de todas as religiões, com o objetivo comum de fazer o bem", disse. "O gesto não precisa ser muito grande para ajudar os outros", completou o vereador Cido Saraiva.
Antes da entrega dos diplomas aos homenageados, com a participação da assessora parlamentar Maria Cristina Domingues, foi apresentado um videoclipe da música "Eu só peço a Deus", da cantora argentina Mercedes Sosa, que morreu no ano passado e defendia a integração dos povos latino-americanos. A sessão solene terminou às 21h55.
Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso