Vereadora Beatriz aponta benefícios da federalização da FEA
A vereadora Beatriz (PT) defendeu a federalização da FEA (Fundação Educacional Araçatuba), na última segunda-feira (12/08). Na tribuna da Câmara, durante o Pequeno Expediente da 23ª sessão ordinária do ano, a parlamentar também falou sobre a luta regional pela instalação de uma faculdade de medicina em Araçatuba, destacou a sua participação em conferência de promoção da igualdade racial e divulgou informações sobre a competência dos Municípios para a emissão de licenciamentos ambientais.
A proposta de federalização da FEA - fundação municipal de ensino superior - foi um dos temas debatidos na primeira plenária de mandato da vereadora Beatriz. O encontro, realizado no último dia 7 de agosto, reuniu aproximadamente 350 pessoas na sala de sessões da Câmara. Um grupo de dirigentes, professores e alunos da instituição educacional participou das discussões. "É uma questão histórica para Araçatuba", considerou a parlamentar.
Na avaliação da vereadora, a transformação da FEA em universidade federal acarretará benefícios para Araçatuba e região. "Por exemplo, o ensino superior gratuito, pesquisa e extensão, possibilidade de vagas de intercâmbio com universidades no exterior, integração com outros cursos de outras universidades, melhoria dos salários e benefícios dos professores e funcionários e possibilidade de ampliação de atividades esportivas e culturais", enumerou.
Ao abordar o assunto, Beatriz aproveitou para promover uma reflexão sobre o papel da educação. "O ensino superior, até poucos anos atrás, foi um lugar praticamente só de filhos de classe rica. Era um lugar para produção e reprodução das elites econômicas do País, e não um espaço possível de se redistribuir os conhecimentos, as informações e, assim, renda. Para isso deve servir a educação, para dar condições aos mais pobres de lutar, competir de igual para igual e construir um mundo novo e mais justo para si, para os seus filhos e netos", discursou a vereadora.
Em encontro do PT (Partido dos Trabalhadores) na cidade de Bauru, no último final de semana, Beatriz apresentou a proposta de federalização da FEA ao senador Eduardo Suplicy, a deputados federais e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Aproveitei a ocasião para, junto com o prefeito Cido Sério, articular essa questão", disse a parlamentar, que também é autora de um projeto de resolução que constitui comissão especial de três vereadores para acompanhar a federalização da FEA. A matéria está tramitando no Legislativo.
MEDICINA -
Na tribuna da Câmara, a vereadora Beatriz também se mostrou favorável à instalação de uma faculdade de Medicina em Araçatuba. "Legislativo e Executivo devem unir forças. Se cada um de nós fizer a sua parte, com certeza teremos a nossa faculdade de Medicina", declarou. Segundo ela, até mesmo o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, que na sexta-feira participou do encontro do PT em Bauru, já se colocou à disposição do Município.
Durante a sua fala no Pequeno Expediente da 23ª Sessão Ordinária do ano, a vereadora Beatriz anunciou ainda que estará em São Paulo, no próximo final de semana, para participar da Conferência Estadual da Promoção da Igualdade Racial.
Na capital paulista, a parlamentar também participará no dia 22 de agosto de uma reunião da Associação de Gestores do Meio Ambiente. O encontro, que será realizado na Assembleia Legislativa, abordará a formalização dos convênios que a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) tem firmado com Prefeituras para a emissão de licenciamentos ambientais.