Vereador visita obras em áreas rural e urbana de Araçatuba(Veja Vídeo)
O vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) visitou, no início desta quarta-feira, 3/2, duas obras de recuperação nas zonas rural e urbana de Araçatuba. Entre o final de 2009 e começo deste ano, o município foi afetado por fortes chuvas, que ocasionaram dezenas de problemas e estragos. Com as boas condições do tempo dos últimos dias, os serviços de melhoria estão sendo concluídos.
Por volta das 9h30, o vereador esteve na ponte do córrego Paquerê, que foi levada pelas últimas enchentes. O trecho, localizado na rodovia Caran Rezek, dá acesso ao bairro rural Engenheiro Taveira e está interditado. Máquinas trabalham para aterrar a nova ponte de concreto recém-construída. Duas tubulações foram colocadas para facilitar a passagem da água no ribeirão. A via receberá asfalto e deve ser liberada em breve. "O tempo ajudou e a administração tem feito o possível para restabelecer a passagem dos moradores aqui", disse Joaquim da Santa Casa.
De acordo com Vítor Botelho, diretor de apoio administrativo da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), a prefeitura tem feito mais que o esperado para recuperar os estragos causados pelas chuvas. "Conseguimos fazer mais que o esperado. Em 40 dias de chuva não deu para fazer nada, mas em 11 dias fizemos quase tudo", destacou.
Desde que a ponte foi levada, há quase um mês, o acesso ao bairro Engenheiro Taveira está sendo feito pela estrada do bairro Água Funda - o que aumenta o percurso em 10 quilômetros. A moradora Roseli Gomes da Silva conta que tem sofrido desde que a via ficou interditada. "Quando chove, o coletivo não vem. Estamos enfrentando uma dificuldade terrível e esperamos que isso seja resolvido o mais rápido possível", relata.
Às 10h30, o vereador percorreu trechos da rua Porangaba, no bairro Parque Industrial. Toda a extensão da rua, que se encontrava em más condições, está sendo recapeada. Os funcionários da Sosp trabalhavam no local, com o uso de máquinas e rolo compressor. A via passa por vários bairros da cidade, entre eles o Jardim Planalto, Jardim Presidente e Vila Industrial.
A secretária de Planejamento, Denise Schneider, disse que o recapeamento abrange as ruas de acesso ao centro. "As fortes chuvas potencializaram a deterioração da malha viária. Emergencialmente, escolhemos algumas artérias de acesso ao centro, de ligação de vários bairros", afirmou. "O asfalto é uma das principais reclamações dos moradores. A prioridade é a pavimentação", disse o vereador Joaquim da Santa Casa.