Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
20/09/2013
Vereador Rosaldo de Oliveira apresenta "Castramóvel"

O vereador Rosaldo de Oliveira (PV) apresentou, nesta quinta-feira (19/09), em frente à Câmara Municipal de Araçatuba, a primeira unidade móvel de esterilização gratuita de cães e gatos da cidade, conhecida como "Castramóvel".

A unidade móvel, que deve estar em funcionamento em aproximadamente 20 dias, é constituída por um veículo itinerante adaptado com mesa de cirurgia, estufa, gaiolas para o pós-operatório, ar-condicionado e todos os equipamentos necessários para realizar as esterilizações cirúrgicas, atendendo às características funcionais e higiênicas de um centro cirúrgico, viabilizando a castração.

De acordo com o parlamentar, o Castramóvel vai percorrer os bairros em busca dos animais, realizando o procedimento no local, sem necessidade de deslocamento, atendendo à necessidade da população. Para o vereador, o serviço é de grande relevância social e, desde já, contará com o apoio e a parceria de ONG'S, ativistas da causa animal, veterinários e da sociedade em geral.

A iniciativa do parlamentar, que é um defensor da causa animal, tem como objetivo evitar a procriação indiscriminada, combater a proliferação de doenças e conscientizar a população. "Hoje, temos muitos animais entre cães e gatos vagando pelas ruas e sofrendo todo tipo de maus-tratos. Nosso intuito é ajudar a diminuir a população dos animais errantes, pois essa medida visa, além da castração, a educação e conscientização", completa Rosaldo.

Para o Coordenador de Residência do Curso de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba, professor Alexandre Lima de Andrade, que acompanhou a apresentação do Castramóvel, a unidade será de extrema importância e vai abranger um contexto bem maior, como, por exemplo, além da diminuição da população de cães e gatos, a conscientização da população sobre a guarda responsável, zoonoses e saúde pública.

"Nossa intenção é que até novembro seja aprovada a reformulação do programa de residência, pois nossa intenção é fazer uma parceria entre os residentes do curso de Medicina Veterinária da Unesp com o projeto do vereador, prestando esse serviço à comunidade", explica Alexandre.

Fonte: Texto: Assessoria do Vereador Rosaldo de Oliveira (PV) / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior