Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
03/08/2009 22:55:25
Vereador quer que bebida alcoólica seja proibida em ambiente escolar

Projeto apresentado pelo vereador Dr. Nava (PSC) que proíbe a compra, venda, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas em qualquer dos estabelecimentos de ensino mantidos pelo município foi aprovado, em primeira discussão,  pelos vereadores,  durante a 23.ª sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (03/08). Segundo a matéria, a  proibição vai valer  também para os eventos promovidos pela escola mesmo que fora de suas dependências e em datas estranhas ao período letivo.

Dr. Nava usou a tribuna para defender a proposta destacando que o envolvimento de adolescentes com o consumo de álcool é preocupante. Ele disse que medida apresentada visa completar outra já tomada pelo estado que sancionou recentemente a Lei n.º 13.545/2009, que veda esta prática nas escolas estaduais. Conforme dados que acompanham a justificativa do projeto apresentada pelo vereador a situação é grave.  Uma pesquisa divulgada pela Secretaria Nacional Antidrogas - Senad, por exemplo, constatou  que  27,4% dos usuários recorrentes de álcool estão na faixa a partir dos 12 anos. "A escola deve ser um lugar onde as crianças e adolescentes tenham bons exemplos", justificou.

A preocupação do vereador é que as instituições públicas de ensino funcionam também como verdadeiros centros de convívio social, onde se realizam eventos diversos. "São festas, bailes e outros tipos de confraternização, onde muitas vezes existe o consumo de álcool induzindo a excessos que são incompatíveis com a sobriedade que deve reinar no ambiente escolar", alertou.  Ele citou como exemplo as festas juninas em que são servidas bebidas com teor alcoólico como quentão e vinho quente. As vereadoras Tieza (PSDB) e Professora Durvalina (PT) fizeram questão de apoiar publicamente o projeto que volta à pauta de votação na próxima semana para segunda e última análise. 

Fonte: Assessoria de Comunicação: Fátima Mantello / Imagem: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior