Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
07/08/2009 18:28:53
Vereador critica descaso com o meio ambiente

As lagoas de tratamento de esgoto, localizadas no Parque Industrial Maria Isabel de Almeida Prado, não funcionam.   Essa foi a conclusão do vereador Joel Platibanda (PMN) depois que visitou as propriedades próximas ao local. O resíduo tratado que  é devolvido  ao meio ambiente nos córregos próximos tem cor cinzenta e odor fétido. Proprietários rurais já fizeram várias reclamações sobre o problema.  A primeira denúncia foi feita em 2003. Nessa época era o córrego Jacu que recebia o material. Para resolver a questão,  foram instalados tubos de concreto que passaram a levar essas  águas  até o córrego Lafon. "A medida só transferiu o problema de lugar", denunciou o vereador.

Em visita ao local, na sexta-feira (07/08),  Platibanda ficou indignado ao  constatar  que resíduos  jogados no córrego Lafon, que deságua no Córrego Azul e posteriormente no rio Tietê,  continuam apresentando os mesmos problemas. "Isso pode estar acontecendo desde a década de 90, quando a estação de tratamento de esgoto foi construída e até agora nada foi feito. Isso é um descaso com  meio ambiente e com a população", reclamou.

Platibanda esteve também  na estação  de tratamento e encontrou o local abandonado e no limite de sua capacidade. "Com qualquer chuvinha essas lagoas  podem transbordar e contaminar tudo ao redor", alertou. O vereador quer saber porque o DAEA, que é responsável pela manutenção do lugar, ainda não tomou nenhuma providência e porque a Cetesb, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental,  não faz a devida  fiscalização na região. "Exige-se tanto dos cidadãos e é o próprio poder público que não cumpre suas obrigações", reclamou. 

Com o passar dos anos, a situação tem piorado, é o que constatou o vereador ao caminhar pelas margens  do córrego Jacu. Em cerca de 400 metros, Platibanda encontrou vários pontos onde a tubulação rompeu e as águas anteriormente limpas agora estão também poluídas, inclusive formando espuma gordurosa e de péssimo odor.  

Platibanda foi procurado por proprietários rurais que estão cansados de reclamar da situação. Através de proposituras, o vereador vai cobrar da administração medidas imediatas.    

Fonte: Assessoria de Comunicação: Fátima Mantello / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior