Troca de iluminação vai beneficiar moradores da zona leste(Veja Vídeo)
Foi iniciada, na manhã desta quarta-feira, 17/11, a troca da iluminação pública das ruas do Conjunto Habitacional João Batista Botelho e Jardim Pinheiros, na zona leste da cidade. As melhorias, que trarão maior segurança aos moradores, atendem a um pedido feito pelo vereador Olair Bosco (PP) ao prefeito municipal.
De acordo com o engenheiro Carlos César Costa, chefe da Divisão de Iluminação Pública da Prefeitura, o custo total do serviço - de cerca de R$ 35.500 - está sendo bancado pelo município, após um estudo realizado na região. Uma empresa a serviço da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) faz a substituição. Ao todo, 151 braços de iluminação pública, de 100W e 150W, serão trocados. Os conjuntos de iluminação são constituídos por braço, luminária, reator e lâmpada.
Atualmente, as ruas do bairro são iluminadas por lâmpadas a vapor de mercúrio. As novas lâmpadas instaladas são a vapor de sódio, consideradas mais eficientes, com maior tempo de vida útil e baixo consumo de energia luminosa. "As lâmpadas de mercúrio têm baixa eficiência luminosa, consomem mais e ainda existe o risco da contaminação", explica Costa.
A primeira rua a ter as lâmpadas trocadas foi a Luiz Echelon Ortiz. Segundo os moradores, uma praça situada em frente ao local fica mal iluminada no período noturno, oferecendo riscos. "Não tem muito movimento à noite e a praça é ocupada por marginais. As pessoas chegam a ter medo de passar por aqui", relata a perfumista Desiree Nascimento de Souza, que trabalha em um estabelecimento comercial na região.
A catadora de recicláveis Olinda Augusto da Cruz, que reside no bairro, tem esperanças de que a nova iluminação traga mais segurança. "Fica mais claro e é melhor para sair à noite. Hoje a gente quer sair, mas volta meio com medo", relata. A previsão é que o serviço seja concluído em 30 dias.