Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
19/03/2012 21:17:02
Tieza pede informações sobre imóvel histórico(Veja Vídeo)

A preservação da casa da antiga estação ferroviária do bairro rural Engenheiro Taveira preocupa a vereadora Tieza (PSDB). Construído na década de 1920, o imóvel no entorno do qual nasceu a comunidade sofre com a ação do tempo. O telhado está comprometido, as paredes possuem rachaduras, as portas e janelas encontram-se deterioradas.

Temendo que a história se perca, a parlamentar apresentou um requerimento de informações oficiais questionando o prefeito Cido Sério (PT) sobre quais as providências que estão sendo tomadas para a conservação do local. O documento foi aprovado por unanimidade, durante a 7ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (19/03).

"Eu quero que a Prefeitura se interesse por esse imóvel e faça o que for preciso e justo para que não o percamos", afirmou Tieza. Os vereadores Dr. Nava (PSD), Profª Durvalina Garcia, Edval Antônio dos Santos (PTB) e Edna Flor (PPS) também discutiram o assunto em plenário. "A preservação desse patrimônio histórico é de suma importância, porque ali estão as raízes do município", disse Durvalina. "Nada impede que o Município tombe esse prédio, antes que o tempo o faça", ponderou Edna.

Distante 12 quilômetros da área urbana de Araçatuba, o bairro rural Engenheiro Taveira conserva na casa da antiga estação ferroviária Potiguara as memórias da sua fundação. Quem mora na região há muito tempo não se esquece do encanto que a linha do trem proporcionava. "Eu cresci aqui. Brincava na linha do trem. Corria pra lá e pra cá, jogando pedra na molecada", relembra a trabalhadora rural Sílvia Batista.

A costureira Cleonice Barbosa de Moura conta que na casa de seis cômodos da estação funcionava a máquina de ponto. "Aqui, era um terminal. A gente vinha cedinho. Gostávamos de ficar olhando a máquina de picar cartão, que fazia um barulho muito bonito", diz a moradora. "Hoje, ficou a casa, mas o tempo está terminando com ela. Gostaríamos que alguém a deixasse bonita como era, pois é a história de Taveira e de Araçatuba", lamenta.

BALANÇO -
Outros oito requerimentos de informações oficiais - dois deles também de autoria da vereadora Tieza, quatro assinados pelo vereador Arlindo Araújo (PPS), um apresentado pelo vereador Joel de Melo Platibanda (PSDB) e um pela vereadora Edna Flor - foram aprovados pelo plenário durante o Grande Expediente da 7ª sessão ordinária do ano.

A vereadora Tieza questiona a administração municipal sobre as despesas com a realização do carnaval em 2012 e sobre a reabertura da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Iporã, interditada desde o dia 30 de janeiro deste ano devido a risco de desabamento.

O vereador Arlindo Araújo quer saber sobre o atendimento na UBS do Jardim Alvorada, quais as empresas que utilizam a coleta de água dentro do Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), a quantidade de empresas estabelecidas nos parques industriais da cidade e os números da leishmaniose no município.

O vereador Joel Platibanda pede informações sobre cargos, funções e salários do Daea, enquanto a vereadora Edna Flor indaga as ações executadas para controlar o avanço da dengue em Araçatuba.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior