Servidores públicos recebem Troféu Caingangue na Câmara(Veja Vídeo)
A Câmara Municipal realizou, em sessão solene na noite desta quinta-feira, 3/12, a terceira edição do Troféu Caingangue. Na ocasião, cinco servidores públicos municipais - da Câmara, Prefeitura e Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba - receberam uma premiação em reconhecimento às habilidades artísticas, culturais e esportivas. Os vereadores Edna Flor (PPS), Profª Durvalina (PT), Tieza (PSDB) e Cido Saraiva (PMDB) participaram da cerimônia, que também contou com a presença da secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, familiares dos homenageados, ex-vereadores, servidores e representantes da categoria do município.
Depois da execução dos Hinos Nacional e de Araçatuba, autoridades, vereadores e familiares dos homenageados assistiram a um vídeo de sete minutos produzido pela TV Câmara que conta a história da premiação e destaca as atividades de cada homenageado.
No campo das artes, a servidora da prefeitura Maria Cavalcante de Almeida foi a premiada. Recreacionista do Caic São José, Almeida desenvolve, nas horas vagas, artesanato com chinelos femininos. Ela começou a bordar os calçados há cerca de um ano.
Na área cultural, levaram o prêmio o jornalista Fernando Sávio, funcionário da TV Câmara há sete anos, e Jonathan Campos de Novaes, enfermeiro do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Fernando se destacou em 2009 por escrever a obra "Letras de Chumbo", um trabalho inédito sobre a história da imprensa araçatubense. Já Jonathan é bailarino desde os sete anos de idade e destacou-se no balé, sapateado e dança contemporânea.
O campo de esportes homenageou dois servidores públicos: Aparecido Nunes Pereira, assistente técnico do Daea, e Rose Marli César Faria, professora da rede municipal de ensino. Pereira comanda uma equipe feminina do Comercial Futebol Clube há mais de um ano. Rose Marli é atleta há décadas e já conquistou diversas medalhas em competições estaduais.
Criado em 2003 por projeto de resolução de autoria das vereadoras Edna Flor e Profª Durvalina, o Troféu Caingangue deste ano teve 30 pessoas indicadas. As que não receberam o troféu foram agraciadas com votos de aplauso dos parlamentares. O sorteio dos indicados ocorreu na Câmara, na presença de representantes do Executivo e Legislativo. A premiação acontece na semana de aniversário da cidade - Araçatuba completou 101 na última quarta-feira.
A vereadora Edna Flor ressaltou a importância da arte expressa pelos servidores municipais. "É um momento para evidenciarmos não só os potenciais profissionais de nossos servidores, mas também os artísticos e culturais", disse. "Essa é uma noite ímpar, especial, de reconhecimento aos servidores e da importância histórica dos índios caingangues, primeiros habitantes de nossa região", destacou a vereadora Profª Durvalina.