Servidores do DAEA buscam apoio para plano de carreira
Um grupo de funcionários do DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba) visitou a Câmara Municipal no Dia do Servidor Público (28/10) e foi recebido pela presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS). Os trabalhadores vieram buscar apoio do Legislativo para as reivindicações da categoria, com destaque para a criação de um plano de carreira.
A presidente da Asdaea (Associação dos Servidores do Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), Denise Eliana Modesto Donine, e sete servidores relataram à vereadora Edna as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores como a falta de perspectiva de crescimento profissional, a ocorrência de muitos desvios de função dentro do departamento e os baixos padrões salariais, obrigando os trabalhadores a fazerem jornadas duplas e muita hora extra para cumprir os compromissos.
Denise elogiou o acolhimento recebido no Legislativo. "Eu tenho 23 anos de serviço público e nunca tinha entrado aqui na Câmara, gostei muito e saio daqui com a esperança renovada.". Ela contou que é a primeira vez que os funcionários se mobilizam dessa maneira e que, apesar de estarem convictos de suas necessidades, ainda estão temerosos. "Eu acredito que essa é a primeira vez que os servidores do DAEA se unem para buscar melhores condições salariais, mas estamos esperançosos e sabemos que têm pessoas do nosso lado com a mesma visão. Eu acredito que vamos sair vitoriosos", disse.
Assim que ouviu as reivindicações dos trabalhadores, a vereadora Edna Flor decidiu criar uma comissão especial de quatro vereadores para tratar do assunto. Ela vai apresentar projeto com este fim ainda essa semana. A proposta deverá ser lida em plenário na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores (03/11) para depois de tramitar pela comissões permanentes da Casa e posteriormente ser analisada e votada pelos vereadores.
Democraticamente, Edna Flor pediu aos funcionários do DAEA a indicação dos parlamentares, que, juntamente com ela, deveriam compor o grupo. Foram sugeridos os nomes dos vereadores Arlindo Araújo (PPS), Tieza (PSDB) e DR. Nava (PSC), este último já aceitou o convite. "A comissão terá apenas quatro vereadores oficiais, mas peço e acredito na colaboração de todos os demais parlamentares para o trabalho, porque o DAEA é um tesouro que comunidade de Araçatuba tem e merece ver funcionando da melhor forma", destacou.
Ao final da reunião, Edna ainda elogiou a iniciativa dos servidores em procurar apoio na busca por seus direitos. "Hoje é o dia do servidor municipal e a meu ver a mobilização por melhores condições salariais e de trabalho é a melhor forma de comemorá-lo", concluiu.