Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
21/06/2013
Ricardinho do vôlei agora é Cidadão Araçatubense

O jogador profissional de vôlei Ricardo Bermudez Garcia, o Ricardinho, recebeu na noite desta sexta-feira, dia 21 de julho, as duas maiores honrarias que a Casa de Leis de Araçatuba oferece aos que se destacam pelos relevantes serviços prestados ao município: o Título de Cidadão Araçatubense e a Medalha 9 de Julho.

Em solenidade realizada no plenário do Legislativo, que ficou completamente lotado, o atleta derramou lágrimas ao acompanhar um vídeo produzido pela TV Câmara, que em 25 minutos resumiu sua vida, destacando os títulos conquistados no voleibol.

As honrarias foram entregues através de projetos de Decreto Legislativo. A Medalha 9 de Julho foi uma homenagem do presidente da Câmara, vereador Jaime José da Silva, o Dr. Jaime (PTB). Já o Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Araçatubense ao jogador de vôlei é de autoria do vereador Professor Cláudio (PMN).

Os parlamentares justificam que Ricardinho prestou relevantes serviços na área do esporte ao município, em especial na conquista dos títulos Estadual e Nacional de voleibol por Araçatuba. Os projetos oferecendo as honrarias foram aprovados pelos vereadores na sessão extraordinária do último dia 6 de junho.

O presidente da Câmara, o prefeito de Araçatuba Cido Sério (PT) e o atleta Ricardinho fizeram parte da Mesa Diretora. Também participaram da solenidade as vereadores Beatriz Nogueira (PT), Edna Flor (PPS) e Tieza (PSDB). O vereador Professor Cláudio (PMN) encaminhou justificativa de ausência. O parlamentar está em São Paulo, representando a Câmara de Araçatuba em um evento estadual.

Além de Ricardinho, o presidente do Legislativo também ficou emocionado. "É visível a união da família do Ricardinho. Trata-se de um atleta humilde, esforçado e muito dedicado. Acredito que laço familiar é o essencial para todos nós. Obrigado, Ricardinho, pois tenho a honra de ser o autor do projeto que faz essa homenagem", disse Dr. Jaime. A emoção tomou conta do plenário e grande parte dos presentes ficaram de olhos lagrimejados.

A vereadora Edna Flor usou a palavra e lembrou do projeto social Vem Pra Rede, desenvolvido em Araçatuba com o objetivo de ofertar a prática/experiência corporal através do esporte como ferramenta para o desenvolvimento humano, visando uma sociedade democrática com cidadãos livres e libertadores.

Tieza elogiou o atleta, lembrando de sua raça dentro da quadra. "É uma honra tê-lo como cidadão araçatubense. Você é um campeão e muito nos honra morar em nossa querida Araçatuba", falou ela.

A vereadora Beatriz também usou a palavra. "Você tem uma família linda. Que Deus abençoe cada vez mais. Parabéns aos vereadores autores destes justos projetos de decreto legislativo. Pessoas como Ricardinho são sempre bem vindas em nosso município", frisou a parlamentar.

"Uma festa linda. Parabéns aos vereadores que aprovaram estas homenagens. Agradeço a Deus por Ricardinho ter escolhido Araçatuba. Conheci sua família e fiquei feliz por ver essa união. Amo essa cidade e tê-lo como cidadão araçatubense é uma felicidade enorme", disse o prefeito Cido Sério.

Por fim, Ricardinho usou a palavra na sessão. Ele agradeceu as homenagens e confirmou que sua família continuará morando em Araçatuba, mesmo que ele jogue voleibol por outra equipe. "Araçatuba é minha casa. Minha esposa e minhas filhas fizeram grandes amizades aqui. Não vamos nos mudar, pois adoramos essa cidade, que agora é a nossa cidade, a cidade de minha família", disse o jogador.

Ricardinho disse ainda que sua responsabilidade aumenta. "Agora, sendo um cidadão araçatubense, acredito que minha responsabilidade aumenta, pois passo a ser um filho de Araçatuba. É uma honra enorme receber essa honraria da Câmara Municipal. Estou muito feliz por receber essas homenagens. Amo Araçatuba. Lembro do ginásio lotado e isso passou a fazer parte da vida de Araçatuba. Passo em frente ao ginásio e fico triste vendo o local fechado, sem treinamento", falou o levantador. "Vou lutar para que o vôlei não acabe na cidade. Que outras empresas entrem no projeto", completou.

Para Ricardinho, a cidade necessita do voleibol. "O Vôlei Futuro fez um belo projeto em Araçatuba. Acredito que não deveria acabar. Caso eu jogue em outra equipe, continuo morando aqui. Conheço os buracos de Araçatuba e as obras também, viu prefeito...", brincou o jogador usando a tribuna.

Resumo de vida: Ricardinho é natural de São Paulo e atualmente mora em Araçatuba. Casado com Fabiane, é pai de duas filhas: Júlia e Bianca. Conquistou vários títulos representando o Brasil e o dia de seu nascimento, em 1975, já mostra sua identificação com o país: 19 de novembro [Dia da Bandeira].

Principais títulos - Ricardinho fez história no voleibol nacional. Como levantador da seleção brasileira, foi campeão olímpico e mundial de vôlei. Foi capitão da seleção e em 2007 foi o melhor jogador da Liga Mundial. Em 2005 foi eleito o melhor jogador da Copa dos Campeões.

Foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas [2004], conquistou seis medalhas de ouro na Liga Mundial, duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial, além de ser quatro vezes campeão Sul-Americano, três vezes campeão da Copa América, duas vezes campeão da Copa dos Campeões e campeão da Copa do Mundo.
Em agosto de 2007, Ricardinho lanço sua autobiografia. O livro foi intitulado "Levando a vida - A história de um campeão chamado Ricardinho".

A Sessão Solene da Câmara foi transmitida ao vivo pela TV Câmara [Canal 96 do Sistema Net de TV a Cabo] e pela Web/TV, disponível neste site.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Tiago Lotto/Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior