Reunião discute hoje problemas no transporte coletivo
A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira, dia 26/02, a partir das 16h, uma reunião com representantes de vários segmentos da sociedade para discutir problemas relacionados ao transporte público coletivo no município. O encontro foi organizado pela presidente da Casa, vereadora Edna Flor, do PPS, devido às constantes reclamações de usuários sobre os serviços oferecidos pela TUA (Transportes Urbanos Araçatuba), empresa que detém a concessão do transporte no município.
Foram convidados representantes do Legislativo, Ministério Público (MP); da Defensoria Pública; das secretarias municipais; do Conselho Municipal Sobre Assuntos da Pessoa com Deficiência; e da TUA, além de usuários do serviço de transporte.
Entre as propostas, estão relacionadas uma série de ações emergenciais para melhorar o transporte de passageiros no município, a análise criteriosa do contrato entre o município e a TUA, além da criação de um conselho de usuários do transporte público, sugerido ao Executivo Municipal pela presidente da Câmara.
Entre as várias reclamações sobre os serviço prestado pela empresa estão a falta de cobertura nos pontos, atraso em horários e desrespeito ao atendimento a idosos e pessoas portadoras de deficiências físicas.
A TUA opera na cidade desde a década de 70, e continua sendo hoje a única empresa de transporte público a operar na cidade. A questão do monopólio do serviço de transporte e a fiscalização rigorosa do contrato de concessão pelo poder público, incluindo a Prefeitura e o Legislativo, também farão parte da pauta do encontro desta sexta-feira.
"Tenho recebido sucessivas reclamações relatadas por usuários do transporte público que alegam não receber atendimento adequado. É uma garantia constitucional das pessoas contar com um atendimento digno, de qualidade", afirmou.