Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
17/05/2013
R$ 7,6 bilhões serão investidos em ações para portadores de deficiências[Veja vídeo]

O Governo Federal vai investir R$ 7,6 bilhões em ações para portadores de deficiência. A informação foi divulgada pela consultora do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, Maria Vilma Roberto, que palestrou na Câmara Municipal nesta última quinta-feira, 16 de maio.

O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Araçatuba e gabinete da vereadora Beatriz Nogueira (PT), serviu para lançar o Plano Nacional na 9ª Região Administrativa do Estado de São Paulo. Os secretários municipais Antônio Carlos Ferreira [Turismo], Marta Dourado [Assistência Social] e Kelly Cristina [Participação Cidadã] representaram o Executivo.

"O principal objetivo do Viver sem Limite é incentivar os municípios na criação de políticas públicas que facilitem o cotidiano das pessoas com deficiências. O Plano foi dividido em quatro eixos: "Acesso à Educação", "Inclusão Social", "Acessibilidade" e "Atenção à saúde". O Governo Federal impôs metas a serem cumpridas até 2014", explicou a vereador Beatriz, que mediou o evento no Legislativo.

A consultora disse que o Plano Nacional foi elaborado com a participação de mais de 15 ministérios e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). "O Brasil tem avançado na implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas e cada uma das pessoas com deficiência. Cada vez mais nos empenhamos na equiparação de oportunidades para que a deficiência não seja utilizada como motivo de impedimento à realização dos sonhos, dos desejos, dos projetos, valorizando e estimulando o protagonismo e as escolhas das pessoas com e sem deficiência", falou Maria Vilma.

O secretário municipal de Turismo, Antônio Carlos Ferreira, disse que Araçatuba pleiteia ser uma estância turística e que a acessibilidade é uma das ações que a Prefeitura pretende implantar. "É um assunto de extrema importância. Acredito que a vinda da consultora e representante do Governo Federal traz novas oportunidades para os municípios da região. Vale destacar que várias das ações previstas no plano já estão sendo feitas em Araçatuba", disse o secretário de Turismo.

Para a vereadora Beatriz, o evento realizado no Legislativo atingiu seu objetivo. "Acredito que pela importância do tema o número de pessoas foi baixo, porém a quantidade não representa qualidade. Com muita experiência, Maria Vilma nos apresentou detalhes do Plano Nacional, que deve ser amplamente divulgado. Trata-se de um compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, ratificada pelo nosso país com equivalência de emenda constitucional", completou a parlamentar.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação: Tiago Lotto/Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior