Presidente da Fecomerciários é homenageado pela Câmara
Em sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira (30/03), a Câmara Municipal de Araçatuba concedeu o Título de Cidadão Araçatubense ao presidente da Fecomerciários (Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo), Luiz Carlos Motta. Trata-se da mais alta honraria concedida a pessoas não nascidas no município. A homenagem foi proposta e entregue pelo vereador Gilberto Batata Mantovani (PR).
O homenageado participou da cerimônia acompanhado da esposa Elaine Calvo Motta. Além dele, compuseram a mesa de honra o autor do projeto que concedeu a honraria; o presidente da Câmara de Birigui, vereador Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia (PTB); o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), e o presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Rivael Papinha (PSB), que conduziu a solenidade.
Os vereadores Cido Saraiva (PMDB) e Denilson Pichitelli (PSL) também prestigiaram o evento ao lado da vereadora licenciada e secretária municipal de Cultura, Tieza (PSDB), de autoridades militares, eclesiásticas, políticas e de dirigentes sindicais da cidade e região.
Um vídeo, exibido pela TV Câmara, abordou aspectos da vida pessoal e profissional de Luiz Carlos Motta. A biografia do homenageado também foi destaque no discurso do vereador Gilberto Batata Mantovani. “O trabalho que a categoria dos comerciários realiza através da sua federação nas áreas social, cultural e de lazer é muito importante para os munícipes de Araçatuba, o que nos levou a propor essa homenagem”, justificou o parlamentar.
Além do presidente da Câmara de Birigui, Vadão da Farmácia, e do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Araçatuba, Gener Silva; o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba, José Carlos dos Santos, e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Lorival Ferreira dos Santos, também cumprimentaram o homenageado por meio de mensagens gravadas pela TV Câmara.
Ao agradecer a homenagem recebida, o presidente da Fecomerciários posicionou-se contra a reforma da Previdência, a lei da terceirização e a reforma trabalhista. “Nós estamos num momento difícil do País e receber um título como esse é um orgulho”, declarou Luiz Carlos Motta. O sindicalista também falou sobre a importância da participação dos comerciários na política. “Nós tivemos a coragem de começar a conversar e a conscientizar o trabalhador comerciário de que devemos participar da política, pois é através dela que as coisas acontecem”, disse.
BIOGRAFIA –
O mais novo cidadão araçatubense nasceu em Ribeirão Preto, em 24 de abril de 1959. Criou-se em Tupã, onde estudou, constituiu família e iniciou sua trajetória sindical. Formou-se em Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Bacharel em Ciências – Licenciatura de Primeiro Grau e Bacharel em Ciências com habilitação em Matemática. É casado com Elaine Calvo Motta e pai de dois filhos: Tassius e Matheus. Há cerca de cinco anos preside a Fecomerciários, entidade que reúne 70 sindicatos, com mais de 2,7 milhões filiados. É também presidente da UGT/SP (União Geral dos Trabalhadores), vice-presidente da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) e vice-presidente da CSI (Confederação Sindical Internacional), sediada em Bruxelas (Bélgica). Também é conselheiro administrativo da Agência de Desenvolvimento Paulista Desenvolve SP e conselheiro do Sesc. Já recebeu títulos de cidadania de 32 cidades paulistas.