Presidente alerta para importância da prevenção de DST's
Durante os trabalhos da primeira sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (1º/02), o Presidente da Câmara, Cido Saraiva (PMDB), usou o tempo regimental da presidência para alertar a população sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
O presidente lembrou que, com a chegada do carnaval, a preocupação dos profissionais de saúde com a proliferação de doenças como a Aids e as hepatites virais aumenta e as campanhas se intensificam, mas o cuidado com a prevenção deve acontecer o ano todo. “Conviver com essas doenças é muito difícil, mas o tratamento é essencial para a manutenção da vida”, alertou.
Uma matéria produzida pela TV Câmara mostrou os números da Aids no mundo e no país, além do trabalho realizado pelo Ambulatório de DST/AIDS de Araçatuba, que inclui o teste rápido para detectar doenças como Aids, síflis e hepatites B e C.
A dirigente administrativa da unidade, Sandra Margareth Exaltação, ressaltou que os exames são gratuitos e sigilosos. “Se o resultado for positivo, a pessoa já será incluída imediatamente no programa que inclui aconselhamento, medicamentos, serviços médicos e odontológicos, entre outros”, explicou.
O autônomo André Duarte de Santana vive com a Aids há quase 30 anos e falou da dificuldade que teve de manter o tratamento por causa dos efeitos colaterais que as drogas proporcionam. “Eu parei por duas vezes de tomar os remédios. No começo me senti bem, mas depois vieram as consequências. Se você para, o vírus pode criar resistência às drogas e tudo fica mais difícil quando você volta a se cuidar”, explicou.
Quem convive com AIDS sabe que de todos os inconvenientes que a doença traz, o preconceito é ainda o maior obstáculo a transpor. “É muito difícil ver como as pessoas se afastam de quem tem Aids, tanto familiares, como os amigos. Todo mundo diz que não tem problema, mas se recusam a conviver com quem está doente”, lamentou André.
PALESTRA -
Para divulgar mais informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis, o presidente Cido Saraiva autorizou a realização de uma palestra na Câmara Municipal, na próxima sexta-feira (05/02), no plenário, a partir das 14h.
A oradora será a dirigente administrativa do Ambulatório de DST/AIDS, Sandra Margareth Exaltação, que realiza esse tipo de trabalho em empresas da cidade, buscando parcerias para difundir a ideia de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis.
A palestra será sobre HIV, DST e hepatites virais, além de trazer uma oficina que busca orientar os expectadores sobre o sexo seguro. O evento será voltado para os funcionários da Casa e da Prefeitura, familiares e para o público que se interessar pelo assunto.
A intenção do presidente Cido Saraiva é que a Câmara Municipal torne-se parceira permanente do ambulatório no trabalho de prevenção e divulgação dos serviços oferecidos à população. “Queremos que a Câmara participe dessa campanha e de outras que tenham como objetivo a qualidade de vida da nossa população”, finalizou.