Platibanda pede informações sobre funcionamento do SAMU
O vereador Joel Platibanda (PMN) quer saber várias informações acerca do funcionamento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Araçatuba. O requerimento, solicitado ao Executivo, foi aprovado pelo plenário durante a 35ª sessão ordinária do ano.
No documento, o parlamentar pretende saber qual é o número atual de médicos em atuação - por turno e horários cumpridos - no serviço de urgência.
Outro questionamento se refere à forma como funciona o serviço externo. Neste caso, Platibanda quer saber se é obrigatória a presença de um médico em cada veículo em deslocamento do SAMU e de quem é a responsabilidade pelo atendimento externo.
A solicitação do parlamentar se baseia em uma denúncia de que um veículo do SAMU demorou seis horas para atender a um chamado na cidade. "Não foi periferia nem zona rural. Isso é uma vergonha", criticou.
Durante discurso no Grande Expediente, Joel Platibanda relatou que pessoas carentes estão encontrando dificuldades para serem atendidas pelo serviço. "Os pacientes não podem ficar desamparados. Esperamos que o prefeito tome as devidas providências para solucionar tal situação", disse. A prefeitura tem o prazo de quinze dias para encaminhar as respostas ao vereador.