Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
25/04/2014
Pequeno Expediente: Carlinhos fala sobre licitações e infraestrutura

O vereador Carlinhos Santana (PDT) usou o tempo do Pequeno Expediente da última sessão da Câmara para destacar a importância do Observatório Social da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. O parlamentar citou uma reunião ocorrida na ACIA [Associação Comercial e Industrial de Araçatuba] sobre a possibilidade de se criar um observatório para fiscalizar as licitações públicas de Araçatuba desde a publicação do edital até a entrega da mercadoria ou prestação de serviço.

Segundo ele, a ação é uma maneira do cidadão acompanhar para onde vai o dinheiro público. “Isso é uma forma harmônica de aproximar o povo dos responsáveis pela gestão pública. É um trabalho apartidário, onde teremos respresentantes da OAB, entidades, órgãos de classe e munícipes interessados em acompanhar esse tipo de processo”, falou o vereador na tribuna da Câmara.

Carlinhos apóia a ideia e disse que trata-se de uma ação extremamente importante da OAB e ACIA. Na reunião, foi apresentado uma proposta de implantação da associação com as diretrizes do Observatório Social do Brasil (OSB) sediado em Curitiba, que capacita voluntários da sociedade civil organizada e sem filiação partidária para a fiscalização dos gastos públicos. O OSB possui uma rede que atua em 10 Estados.

O parlamentar disse que a ação desse grupo será centrada no trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço. “O objetivo final é agir preventivamente no controle social dos gastos públicos”, completou.

Avenida Genaro Fracino – Carlinhos Santana visitou um trecho localizado na área central de Araçatuba, a avenida Genaro Fracino. Segundo ele, o local está abandonado. “Empresários e munícipes estiveram em meu gabinete e questionaram sobre obras no local. Muitos reclamam de animais peçonhentos em um terreno da avenida, que está com o mato alto”.

O vereador disse que a avenida fica na extensão da 'estrada de ferro'. “Essa avenida pode desafogar o trânsito do centro. Ela fica próxima da Santa Casa, onde o fluxo de veículos é grande”, citou. “Melhorar essa região da cidade é uma forma de respeitar o cidadão”.

Trânsito – Carlinhos disse ainda que já acompanhou vários acidentes de trânsito em Araçatuba. “Peço a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana que dê mais atenção aos obstáculos, as placas de sinalização e a sinalização de solo próximas das escolas de Araçatuba”.

O vereador disse que moradores questionaram a melhor sinalização próxima de escolas particulares. “Muitos reclamam que a sinalização próximas das escolas públicas é inferior a sinalização próxima de escolas particulares. Temos que lembrar que os alunos de todas as escolas correm o risco de sofrer um acidente de trânsito. Já perdemos vidas em razão do trânsito. Temos que trabalhar e olhar para o munícipe. Aumenta o número de veículos e consequentemente aumenta o número de acidentes. Temos que ficar atentos a essa questão”, falou Carlinhos.

“Na Marcílio Dias o canteiro está sem visibilidade e os acidentes ocorrem constantemente. Será que só vai mudar e melhorar quando uma morte ocorrer?”, questionou o vereador.

Dom Pedro II - Na rua Dom Pedro II, comerciantes procuraram o vereador Carlinhos e pediram mudança no sentido da rua. “Os comerciantes alegam que o sentido único da via fez baixar o número de clientes em suas lojas. Pedimos que a Secretaria de Mobilidade Urbana estude a questão, pois o comércio do local está sendo prejudicado. Antes de mudar o trânsito, é importante ouvir os moradores e comerciantes”, salientou.

Encerrando seu discurso, Carlinhos disse que é representante do povo e que irá levar os pedidos do povo ao Executivo. “Não interessa se sou oposição, situação, independente. Sou vereador e represento o povo. Temos que praticar a cidadania pensando em nossos filhos e netos”, completou.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Tiago Contador//Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior