19/12/2014
Mais de 4.400 proposituras foram protocoladas na Câmara em 2014

A Câmara de Araçatuba registou de janeiro a dezembro deste ano 4.413 itens protocolados na Casa. Os protocolos são projetos de lei, projetos de lei complementar, vetos, projetos de emendas à lei orgânica do município, projetos de decreto legislativo, projetos de resolução, moções, recursos, requerimentos e indicações.

Os documentos protocolados são assinados pelos vereadores e pelo prefeito, sendo que o item Indicação (de autoria dos parlamentares) lidera o registro, com 3.939 protocolos. Os Requerimentos aparecem na sequência dos itens mais protocolados, com um total de 352 documentos.

Em 2013, a Câmara de Araçatuba registrou 4.804 itens protocolados na Casa. A soma dos protocolos do biênio 2013/214 totaliza 9.217 itens. O balanço do biênio foi divulgado no último dia 17 de dezembro pelo Departamento Administrativo da Câmara.

Economias – A Mesa Diretora da Câmara também divulgou um balanço das economias durante o último biênio. A conta de água, por exemplo, gerou uma economia de aproximadamente 15% de janeiro a dezembro de 2013. De janeiro a dezembro de 2014, a economia foi de aproximadamente 20%.

Os valores das contas de telefone também baixaram. Se compararmos os gastos de telefone dos meses de 2013 com os meses de 2014, a economia é de 28%.

As economias também são visíveis nas licitações das despesas e serviços da Câmara nas aquisições por meio do pregão. Se compararmos o valor da reserva com o valor licitado, a economia em 2013 foi de aproximadamente 51 mil reais. Em 2014, a economia foi de aproximadamente 106 mil reais. Somando os 24 meses do biênio 2013/2014, a economia via pregão é de aproximadamente 157 mil reais.

Recesso – O recesso parlamentar, que ocorre em todo o país, acontece na Câmara de Araçatuba de 16 de dezembro até 31 de janeiro. Vale lembrar que o recesso é o período onde não acontecem as sessões ordinárias, mas as atividades da Casa continuam em horário especial: das 9h às 16h. A primeira sessão ordinária de 2015 acontece dia 2 de fevereiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Tiago Contador Lotto// Foto: Angelo Cardoso