Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
25/06/2016
Kaneko Ikeda é a mais nova cidadã araçatubense

Durante sessão solene realizada neste sábado (25/6), foi concedido o Título de Cidadã Araçatubense à senhora Kaneko Ikeda, líder da Soka Gakkai Internacional. A honraria foi entregue à vice-presidente da Brasil Soka Gakkai, Jeni Ikeda, representante da homenageada.

O projeto de decreto legislativo que concedeu a homenagem, reconhecendo as ações de Kaneko em prol da paz no município e em várias localidades do mundo, é de autoria das vereadoras Edna Flor (PPS), Tieza (PSDB) e Beatriz (REDE). A Soka Gakkai está atualmente em 193 países e possui mais de 13 milhões de adeptos em todo o mundo.

A solenidade foi presidida pela vereadora Edna Flor, que enalteceu a importância mundial da líder da Soka Gakkai. “Kaneko Ikeda é alguém que traz dois tesouros preciosos: o sorriso e a simplicidade. Agradeço especialmente à BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional) e à senhora Jeni Ikeda, que veio de São Paulo para representar a homenageada”, destacou Edna.

As vereadoras Beatriz e Tieza, também autoras da honraria, destacaram as ações da homenageada. “Ela é o símbolo da doçura e do companheirismo, o que precisamos sempre cultivar em nossas vidas para tornar as vidas das pessoas melhores”, disse Beatriz. “Admiro muito aqueles que são capazes de fazer o bem para todos, como Kaneko, que é uma mulher com presença internacional também na política e na literatura e que nos dá lições para buscarmos a paz mundial”, completou Tieza.

Ao usar a tribuna, a representante Jeni Ikeda leu o agradecimento enviado de Tóquio por Kaneko Ikeda. “Nesta oportunidade, quero expressar a minha mais sincera e profunda satisfação com a honraria. Muito obrigada por tão gloriosa distinção. Vou orar para que Araçatuba prospere cada vez mais”.

HISTÓRIA
Nascida em 27 de fevereiro de 1932 em Tóquio, Kaneko Ikeda ingressou na Soka Gakkai, organização não-governamental ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), em 12 de julho de 1941. Nos últimos 40 anos, a homenageada visitou mais de 40 nações mundiais, inclusive o Brasil, participando ativamente da luta em busca da paz mundial e de ações em prol da cultura e educação.

APRESENTAÇÕES
A cerimônia também teve as apresentações da banda musical Nova Era Kotekitai e Tayo Ongakutai, do Coral de Libras e do Grupo de Cordas da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior