Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
14/10/2010 10:31:18
Indefinição marca quarta reunião sobre a rua Marcílio Dias(Veja Vídeo)

Pela quarta vez, comerciantes de Araçatuba se reuniram para discutir os efeitos das mudanças de trânsito adotadas na rua Marcílio Dias. No encontro, realizado no auditório da Prefeitura, o Executivo apresentou a sugestão de adotar o estacionamento alternado na região, mas não houve consenso entre os participantes sobre a medida quando a reunião terminou. O vereador Cido Saraiva (PMDB) acompanhou as discussões.

No início da reunião e após estudos técnicos, o prefeito Cido Sério (PT) propôs a adoção de um estacionamento alternado ao longo da via. "Esse experimento de alternância deve privilegiar as quadras com comércio. Nossa equipe vai medir em quantas quadras não há impacto comercial", destacou.

O chefe do Executivo explicou que voltar o estacionamento dos dois lados da via seria arriscado. "A Marcílio Dias é estreita e tem alta densidade veicular. Do ponto de vista técnico, a rua não poderia nem ter as duas mãos de trânsito", analisou. Em relação às ruas próximas à via, o prefeito afirmou que alguns trechos serão melhorados. "A Wandenkolk e a Paraíso serão recuperadas", disse.

Paulo Arcanjo da Cruz, secretário de Mobilidade Urbana, mostrou um mapa com as mudanças, que foram criticadas por vários comerciantes presentes na reunião. "O estacionamento passaria a ser alternado de duas em duas quadras, inclusive com a subtração das áreas de pouco interesse comercial, alternando o proibido estacionar", disse.

No final do encontro, o vereador Cido Saraiva sugeriu a adoção de dias pares e ímpares como forma para racionalizar o sistema de estacionamento. A proposta do vereador é conversar novamente com os comerciantes da região. "O nosso objetivo é buscar uma forma mais tranquila e adequada para todos. Pretendo falar pessoalmente com os comerciantes", afirmou.

O presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba), Wilson Marinho da Cruz, concordou com a sugestão de Cido Saraiva. "O melhor seria o sistema de um dia par e outro ímpar. Aquele que não pode estacionar hoje pode amanhã", disse. No entanto, o representante da Associação Comercial avalia que qualquer medida deve ser acompanhada de fiscalização. "Para resolver de vez, teria de ter o policiamento ostensivo, para coibir os abusos", concluiu.

Alteração
Há cerca de oito meses, o Demtra (Departamento Municipal de Trânsito) proibiu o estacionamento de veículos no lado direito da rua Marcílio Dias, no sentido centro/bairro. Também foi impedida a circulação de ônibus e caminhões das 9h às 18h. Após as mudanças, os comerciantes passaram a reclamar da queda nas vendas do comércio local.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: