Grupo propõe criação de museu dos ferroviários(Veja Vídeo)
Familiares do ex-supervisor geral de estações ferroviárias de Araçatuba e da região Moisés Joaquim Rodrigues estão próximos de consumar um sonho: a construção de um museu temático da categoria no município.
Dona de um rico acervo que reúne fotos, instrumentos e outros objetos ligados à história da estação ferroviária que dá nome ao município, a família Rodrigues quer contar com o apoio do Poder Público e de representantes da categoria para viabilizar a proposta.
A vereadora Durvalina Garcia (PT), que integra o Grupo Amigos do Museu Municipal "Marechal Cândido Rondon", está apoiando a iniciativa.
De acordo com o chefe de serviço do museu, Carlos Paupitz, a proposta da criação do memorial dos ferroviários surgiu durante as reuniões no museu municipal, ocorridas no ano passado.
"Os familiares do seu Moisés contam com acervo muito bom e variado. Há anos eles tentaram firmar parcerias com as administrações anteriores, porém não conseguiram. Mesmo recebendo uma proposta do município de Bauru para expor os objetos, eles insistiram que o acervo permanecesse aqui", explicou Carlos Paupitz.
Segundo ele, já existe uma casa localizada na Vila dos Ferroviários, situada no cruzamento das ruas Joaquim Nabuco e Quinze de Novembro, com condições de abrigar o museu temático. A decisão, no entanto, cabe ao Conselho Municipal de Políticas Culturais.
O diretor do Sindicato dos Ferroviários, Adel Daer Filho, também apoia a ideia e disse que pretende mobilizar ex-funcionários e pensionistas para ampliar a diversidade do acervo.
"É uma contribuição muito importante para o resgate da memória histórica dos ferroviários", completou.