FEA e Câmara discutem federalização da Fundação Educacional Araçatuba
Os vereadores Jaime José da Silva (PTB), o Dr. Jaime, Gilberto Batata Mantovani (PR) e Beatriz Nogueira (PT) receberam membros do movimento de federalização da FEA [Fundação Educacional Araçatuba]. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (22), no gabinete da presidência da Câmara.
"A transformação da FEA em universidade federal acarretará benefícios para Araçatuba e região. Teremos, por exemplo, o ensino superior gratuito, pesquisa e extensão, possibilidade de vagas de intercâmbio com universidades no exterior, integração com outros cursos de outras universidades, melhoria dos salários e benefícios dos professores e funcionários e a possibilidade de ampliação de atividades esportivas e culturais", falou Beatriz, que protocolou pedido na Câmara solicitando a instituição da Comissão Especial de Vereadores [CEV].
Além de Beatriz, Batata e Dr. Jaime, integram a CEV os vereadores Cido Saraiva e Professor Cláudio (PMN). A comissão foi constituida na primeira quinzena de outubro. "Os vereadores aprovaram por unanimidade a criaçaõ desta comissão. Os parlamentares irão unir forças para apoiar a federalização da FEA. Ainda este ano o pedido oficial deverá ser feito em Brasília", falou o presidente da Câmara, vereador Dr. Jaime, destacando que irá pedir ajuda aos deputados Roque Barbiere [estadual] e Nelson Marquezelli [federal], ambos do PTB, mesma agremiação do presidente da Câmara.
Em agosto deste ano, Beatriz recebeu aproximadamente 350 pessoas na sala de sessões da Câmara. O grupo, com dirigentes, professores e alunos da instituição educacional, passou à vereadora como estão os trabalhos sobre a proposta de federalização da FEA.
"O movimento de federalização da FEA se baseia no conceito de que EDUCAÇÃO e SAÚDE são bens universais e garantia de qualidade de vida para toda a população. Começou com iniciativa da comunidade FEA, dos seus professores e funcionários, através da criação da AFFEA - Associação dos Funcionários da Fundação Educacional e incorporado pelos alunos e a comunidade de Araçatuba e região", disse a estudante de psicologia e integrante do movimento Célia Regina Zavarez Brida.
A vereadora Beatriz disse que pretende agendar um encontro com o ministro Aloizio Mercadante (Educação), visando discutir a federalização da FEA. "A proposta de tornar federal a instituição de ensino já vem sendo discutida por seu corpo docente e, neste ano, ganhou o debate político. A Câmara apóia esta iniciativa, até mesmo porque é o Legislativo que deverá aprovar a extinsão da instituição no município para que passe a se federal", salientou a vereadora do PT.
Os vereadores membros da comissão destacaram que a federalização, além de expansão nos campos de pesquisa e uma ligação direta com a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), também irá viabilizar em Araçatuba a criação de outros cursos pela instituição, que hoje já forma profissionais nas áreas de Administração, Psicologia, Economia, Matemática, Pedagogia e Biologia.
"Por estar a fundação em uma cidade sede de região, acreditamos que o apoio de cidades vizinhas fortaleça este pleito. Por isso, vamos nos empenhar para que, no campo político, esta proposta avance. Vamos unir forças para transformar a FEA em uma universidade federal", completou a vereadora.