Evento vai lembrar 50 anos da morte de Monsenhor Victor Mazzei
O gabinete da presidente do Legislativo, vereadora Edna Flor (PPS), irá promover, nesta quinta-feira, 23/9, às 16h, um evento em homenagem ao cinquentenário da morte do Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei. O encontro será realizado no Plenário da Câmara Municipal e é aberto à comunidade.
De acordo com a presidente da Câmara de Araçatuba, o objetivo da homenagem é reconhecer a importância histórica e social do trabalho desenvolvido pelo religioso na cidade. "O monsenhor é uma personalidade da história de Araçatuba e essa importância ultrapassa a questão religiosa, envolvendo também uma dimensão pública", destaca.
Durante o evento, será exibido um documentário sobre a vida e obra do religioso. Em seguida, o jornalista Fernando Sávio fará um discurso sobre a importância histórica do monsenhor.
Edna ressalta a contribuição do pároco para a realização de políticas públicas locais. "Ele fez assistência social voltada para a infância e idosos", afirma. Entre as entidades assistenciais que tiveram a atuação do monsenhor estão: Asilo São Vicente, Casa da Criança, Creche Santa Clara de Assis e Albergue Noturno Bom Jesus da Lapa.
O religioso começou a atuar em Araçatuba em 1938, na Matriz Nossa Senhora Aparecida. Hoje, as referências ao pároco estão presentes em diversas partes da cidade, como é o caso da EMEB Victor Ribeiro Mazzei, localizada na Vila Mendonça.
Monsenhor Victor Mazzei morreu em 7 de setembro de 1960, vítima de um acidente automobilístico em Analândia (SP), a caminho de Aparecida do Norte.