Escritor faz referência a Araçatuba no livro "Entre Grãos, os Sonhos"(Veja Vídeo)
O escritor José Geraldo Martinez, de Araçatuba, lançou no último sábado, dia 24/10, no Cemfica Solar Bezerra de Menezes, o livro "Entre Grãos, os Sonhos". A obra, que já é a quinta de sua autoria, retrata a saga dos imigrantes italianos que vieram para Brasil na década de 1920, mais especificamente para a região noroeste.
O lançamento contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito Cido Sério (PT), o vereador Joel de Melo Platibanda (PMN), além de representantes da Academia Araçatubense de Letras, amigos, familiares e assessores de vários parlamentares. Mesmo não estando presente, o vereador Prof Cláudio (PMN), representante da comunidade do Alvorada, mandou seu representante ao evento.
Publicado pela editora Nelpa, a cultura dos imigrantes resiste ao tempo nas 202 páginas do romance, que viaja pela ficção e realidade. Durante a preparação do livro, além de pesquisas sobre a vinda dos italianos para o Brasil, o escritor também ouviu várias histórias contadas pela avó, Humbelina Rodrigues, e pela mãe, Mercília Rodrigues Martinez, filha de imigrante.
"A fase de pesquisa durou aproximadamente um ano", conta o autor. Araçatuba é citada na obra como a capital do Boi Gordo. José Geraldo também faz referências a Marechal Cândido Rondon, que teria passado pela cidade em uma de suas viagens ao interior do Estado de São Paulo, e a criação das primeiras cooperativas agrícolas na região.
Durante a solenidade, foram apresentados em vídeo trechos de seu último livro, Restou-me um Poema, lançado em 2005, onde ele dedica duas poesias a Araçatuba, sua cidade natal. "Tive a oportunidade de conhecer outras obras do escritor José Geraldo e indico sua leitura pela sua qualidade, além da valorização à nossa cidade", diz o vereador Platibanda.
Entre as outras obras do autor estão: Poesia e Café; Caminhos Áridos e o Homem que Sonhava. O novo livro já está disponível nas livrarias de Araçatuba.