Edval propõe distribuição de crotalária para combate à dengue
O vereador Edval Antônio dos Santos (PP) apresentou indicação à Prefeitura, sugerindo a realização de uma campanha de conscientização sobre combate à dengue, com a distribuição de sementes para plantio de crotalária, uma planta utilizada na adubação de terra.
A ideia seria a distribuição por meio dos agentes do PSF (Programa Saúde da Família), que fazem visitas às residências do município. A crotalária, quando florida, atrai a libélula, um inseto que prolifera em água limpa como a larva do mosquito Aedes aegypti. "O detalhe importante é que a larva da libélula se alimenta da larva do mosquito da dengue", explica o parlamentar.
Outro fator interessante é que a própria libélula se alimenta do mosquito da dengue, sendo predadora natural do inseto. "Ou seja, mata a larva no ninho e o mosquito fora do ninho", observa o vereador, que já pesquisou sobre o assunto.
Na cidade de Monte Aprazível (SP), município há 126 km de Araçatuba, a Prefeitura já está distribuindo sementes de crotalária e panfletos educativos para que os moradores façam o plantio corretamente.
A iniciativa de Monte Aprazível tem chamado a atenção de outros municípios, como São José do Rio Preto (SP) e Uberaba (MG). O quilo da semente custa apenas R$ 5. Se for confirmada sua eficiência, além da participação da comunidade, que precisa estar sempre atenta para não propiciar focos da doença, o município terá ainda um aliado biológico natural contra a dengue.