Edna Flor recebe conselheiros da Cultura para discutir orçamento
A presidente da Câmara de Araçatuba, vereadora Edna Flor (PPS), recebeu no final desta manhã membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
O encontro ocorreu no gabinete da Presidência e contou com a presença do secretário de Cultura, Hélio Consolaro, que na semana passada pediu demissão do cargo em razão do descontentamento com relação à fatia do bolo orçamentário destinada à pasta: R$ 2.059.147,00.
Com a promessa do próprio prefeito de que o valor seria ampliado para R$ 4 milhões, Consolaro reconsiderou a posição e decidiu voltar ao comando da secretaria.
"Os conselheiros afirmam que não foram consultados quanto ao montante a ser repassado à Secretaria de Cultura e reivindicam a ampliação do repasse", afirmou Edna.
A vereadora informou que tem dúvidas quanto à maneira encontrada pelo Executivo para ampliar o repasse para a Cultura.
"Eu acredito que seja por meio de uma emenda a ser apresentada por um vereador da bancada, como o líder do governo na Câmara. Tecnicamente, não vejo outro caminho, uma vez que a emenda é prerrogativa do parlamentar", explicou Edna.
A vereadora disse ainda que os conselheiros criticaram o atraso no envio de dois projetos importantes pelo Executivo à Câmara que criam um fundo para o Conselho e criam ações de incentivo à política cultural.
"São dois projetos importantíssimos, o ideal é que ambos cheguem a essa Casa antes da votação do orçamento, em tempo hábil para serem discutidos nessa ocasião. O envio para o Legislativo é ato exclusivo do prefeito e estamos aguardando", concluiu.