Edna Flor faz balanço de atividades como presidente da Câmara(Veja Vídeo)
Após dois anos à frente do Legislativo de Araçatuba, a vereadora Edna Flor (PPS) encerra, nesta sexta-feira, 31 de dezembro, o mandato como presidente da Câmara. A parlamentar fez um balanço das atividades ao longo dos últimos 24 meses.
Edna Flor iniciou a entrevista à TV Câmara destacando a experiência como a primeira mulher a presidir o Legislativo araçatubense. "Na verdade, o fato de ser a primeira mulher a ocupar essa função não foi fácil. Nós sabemos que o poder público em geral ainda é um espaço masculino, então nós tivemos que nos adaptar, mas creio que conseguimos conciliar o trabalho de vereadora com as funções administrativas", destacou.
Entre os desafios enfrentados, a parlamentar ressaltou a adoção de medidas de contenção de gastos, como a redução de viagens e a participação em seminários e congressos. No entanto, ela admitiu que a Câmara ainda é uma instituição com custo elevado. "Nós temos servidores aposentados ou para se aposentar que incorporaram vantagens na folha de pagamento", disse ela, explicando que isso encarece o Legislativo.
Ao lado do corte de gastos, houve vários investimentos. Edna Flor apontou as obras de acessibilidade como as principais conquistas. "Implantamos o elevador, o piso tátil ao redor do prédio da Câmara e outras iniciativas de inclusão social, como a transmissão das sessões ordinárias em Libras", disse.
Outra novidade foi a transferência das audiências públicas para o período noturno, o que, segundo a parlamentar, permitiu maior proximidade dos cidadãos com a atividade dos vereadores.
Trabalho legislativo
Durante o ano de 2010, os 12 vereadores apresentaram um total de 155 projetos, 27 moções, oito recursos, 446 requerimentos de informações oficiais, 1.984 indicações, 1.865 emendas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e 1.156 emendas ao Orçamento Municipal.
A presidente considerou o ano bastante produtivo. "As comissões especiais trouxeram resultados concretos", disse ela, exemplificando a atuação das comissões da radioterapia, da mortalidade infantil, dos ASGs (Agentes de Serviços Gerais) e do Centro de Referência da Mulher.
Agradecimentos
No encerramento da entrevista, a vereadora agradeceu o apoio dos parlamentares e dos servidores municipais. "Gostaria de agradecer a todos que, de alguma forma, colaboraram no exercício do meu mandato como presidente. Não foi uma tarefa fácil, mas procurei fazer o melhor e aprendi muito na função, principalmente no que diz respeito a questões administrativas", pontou.
Mensagem de Edna Flor para 2011
Ano Novo - tempo de análise, de organizar armários e arquivos, mantendo apenas o que é essencial. Tempo de se revogar todas as leis que tragam negativos impactos como desigualdade e outras injustiças. Tempo de se reeditar as leis que promovam vida, solidariedade e paz, como fruto da justiça. Com os nossos agradecimentos, desejamos a todos que 2011 seja pleno de bênçãos!