Dr. Nava visita Emeb em construção no Ivo Tozzi
Na manhã de quinta-feira (07/11), o vereador Dr. Nava (PROS) acompanhou as obras da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) do bairro Ivo Tozzi, na zona leste de Araçatuba. O parlamentar esteve no local como presidente da comissão especial que elabora estudos e sugestões para acabar com a falta de vagas na educação infantil da rede municipal. Os vereadores Professor Cláudio (PMN) e Rosaldo de Oliveira (PROS) também integram o grupo, que pretende visitar todas as creches em construção no Município.
Localizada na rua Vicente Coelho, nº 534, a Emeb do bairro Ivo Tozzi encontra-se na fase de acabamento. O prédio, que totaliza 1.143,10 metros quadrados de área construída, está recebendo telhas, calhas, pintura externa, azulejos coloridos, piso de granilite e instalação elétrica. "Apesar da demora em chegar no estágio em que chegou, eu saio daqui contente em saber que as obras estão bem avançadas e que há uma programação de entrega para o fim deste ano", disse o vereador Dr. Nava.
O parlamentar foi recebido pelo encarregado da obra, Amarildo Vergílio de Oliveira, que passou as informações sobre o andamento dos trabalhos, mas não quis gravar entrevista. De acordo com o responsável, 18 funcionários trabalhavam no local.
A empresa que executa os serviços é a Construiso Construções e Empreendimentos Ltda., vencedora do processo licitatório. A Secretaria Municipal de Comunicação Social informou que o valor do contrato é de R$ 2.185 milhões. Os recursos são do Ministério da Educação por meio da fase 2 do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) com contrapartida da Prefeitura.
A escola do bairro Ivo Tozzi terá capacidade para atender 230 crianças e contará com áreas administrativa, de serviços e pedagógica, onde funcionarão duas creches e a pré-escola. "Espero que o secretário municipal de Educação coloque essa Emeb em funcionamento já no próximo ano letivo", afirmou o vereador Dr. Nava.
Logo após a visita, o parlamentar esteve na Secretaria Municipal de Educação para saber sobre o início das atividades. Ele foi atendido pelo secretário Luiz Carlos Custódio, que disse que entraria em contato posteriormente para agendar a entrevista, pois precisaria de autorização da administração municipal para responder ao questionamento. No dia seguinte, o secretário comunicou por meio de sua assessoria que não daria entrevista.
A comissão especial de vereadores que estuda o déficit de vagas nas creches municipais tem 180 dias para concluir os trabalhos e apresentar relatório final ao plenário. "Estamos com uma comissão bastante trabalhosa, que já está com quase 400 folhas. Nós vamos fazer o máximo para responder à população como está a situação de vagas em creches no Município de Araçatuba", informou Dr. Nava.