25/07/2015
Dr. Jaime participa de Caminhada da UBS do TV

O vereador Dr. Jaime (PTB) participou, na manhã deste sábado (25/7), da Caminhada da UBS do Jardim TV. A iniciativa é promovida por profissionais do ESF (Estratégia Saúde da Família) em parceria com o Nasf (Núcleo de Assistência a Saúde da Família), que atuam na unidade básica.

Uniformizados de branco e preto com a frase “Eu visto a camisa da UBS TV”, os participantes se concentraram na área da Lagoa no Miguelão. No local, o grupo fez alongamento e percorreu o trecho que circunda a lagoa. Depois, os participantes seguiram a pé até a Unidade Básica de Saúde do Jardim TV.

De acordo com a responsável técnica da UBS do Jardim TV, Magda Mendes Barbosa Lopes, a ideia de realizar a caminhada surgiu de um encontro de profissionais da área da saúde. “A caminhada busca motivar e ajudar na aproximação entre os profissionais de saúde e a comunidade. É uma ideia que traz outras respostas para o paciente, superando a cultura da medicação e levando as pessoas a se exercitarem”, disse.

Moradora do bairro há mais de 40 anos, Maria Angélica Lacerda avalia que o espaço da Lagoa do Miguelão deveria oferecer mais opções de lazer para a comunidade. “A gente está sempre pedindo mais melhorias, como a instalação de equipamentos para a prática de exercícios. Hoje à noite, por exemplo, não tem nada para fazer ginástica e a gente gostaria de ter essa facilidade”, conta.

A iniciativa teve o apoio do vereador Dr. Jaime, que participou da caminhada. “A ideia de preparar o corpo e evitar doenças serve de incentivo para a população e para os profissionais que atuam na UBS. Nós também vamos continuar lutando para revitalizar a área da Lagoa do Miguelão e incentivar a integração da UBS com a população”, afirmou.

A divulgação do evento foi feita por faixa e pelos agentes comunitários de saúde. Os cerca de 300 pacientes atendidos diariamente pela unidade também foram informados sobre a atividade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso