Dr. Jaime participa da "Semana Dama da Caridade" [Veja vídeo]
O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Jaime José da Silva (PTB), o Dr. Jaime, participou na noite desta quinta-feira, 27 de junho, de uma homenagem à Benedita Fernandes, a conhecida Dama da Caridade. A data comemora os 130 de nascimento de Dona Benedita, um dos grandes nomes do movimento espírita de Araçatuba e do Estado de São Paulo.
Para comemorar a data, e também o aniversário da Instituição Nosso Lar, a Associação das Senhoras Cristãs [mantenedora do Hospital Benedita Fernandes], está realizando a Sema Dama da Caridade, que teve início dia 24 e segue até o dia 30 de junho.
Na Câmara, os presentes acompanharam palestra com o presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Antonio Cesar Perri de Carvalho, autor do livro "Dama da Caridade", que em forma de biografia retrata os dignos exemplos de Benedita Fernandes.
Antes da palestra, convidados ilustres formaram a Mesa Diretora. Dr. Jaime fez parte da Mesa, que contou também com a presença do presidente da FEB, do presidente do Conselho Deliberativo da Associação das Senhoras Cristãs, Aparecido Gimael, do ex-presidente do Conselho, José Carlos Teixeira [secretário municipal de Saúde], do presidente da Associação das Senhoras Cristãs, Antônio Domingos de Carvalho, e da ex-secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, que representou o prefeito Cido Sério.
A abertura oficial foi feita com a apresentação do Coral Vozes da Esperança, do Hospital Benedita Fernandes, que há 10 anos utiliza o coral como terapia aos assistidos.
"Dona Benedita Fernandes enfrentou em um difícil período - onde a mediunidade era perseguida - três situações: era mulher, era negra e era pobre. Mesmo assim fez um império, praticando o ideal de servir. Busco em Dona Benedita o amparo para seguir em frente", disse o presidente da Câmara, que interrompeu seu discurso em função da forte emoção ao lembrar da Dama da Caridade.
Pelos 130 anos de nascimento de Benedita Fernandes, Dr. Jaime fez um Voto de Aplauso à médium. A honraria foi entregue ao presidente da Associação das Senhoras Cristãs, Aparecido Gimael. "É uma enorme alegria receber essa homenagem em nome de Dona Benedita, que trabalhava em prol dos mais necessitados, miseráveis, aplicando o Evangelho e os ensinamentos de Jesus", disse Gimael.
Dr. Jaime é voluntário no Hospital Benedita Fernandes e na Instituição Nosso Lar, onde também foi assistido. "É uma honra para mim fazer parte desta linda festa de hoje", completou, bastante emocionado, seu discurso.
Dama - Benedita Fernandes nasceu aos 27 de Junho de 1883, na cidade de Campos Novos da Cunha/SP, sendo filha natural de Maria Josefa Nascimento. Era viúva e possuía uma filha de nome ignorado. Portadora de "doença mental", perambulou pelas cidades da região noroeste do Estado de São Paulo, até fixar-se na cidade de Penápolis, por volta do ano de l920.
Em função de suas crises e na falta de manicômio, foi entregue aos cuidados da Polícia Civil, passando a morar na cadeia. Nessa época, depois de uma crise muito forte, ouviu uma voz: "Benedita, se promete consagrar-te inteiramente aos enfermos e pobres, sairás curada daqui".
Livre do mal que a perturbava, veio para Araçatuba e contando com a ajuda de pessoas pobres e humildes, levantou casas de madeira para atender crianças e obsidiados.
Aos 06 de Março do ano de 1932, nas dependências do Centro Espírita Paz, Amor e Caridade, no bairro Santana, em Araçatuba, foi fundada a Associação das Senhoras Cristãs.
Dona Benedita faleceu em 1947, vítima de colapso cardíaco. Após seu falecimento, o Asilo Dr. Jaime de Oliveira transformou-se no Sanatório "Benedita Fernandes", conhecido hoje como Hospital Benedita Fernandes, que atende doentes mentais e toxicômanos, em convênio com o SUS, dispondo de 150 leitos e outros 10 apartamentos particulares e para convênios médicos.
Atualmente a Instituição possui uma equipe especializada de funcionários, nas mais variadas áreas da saúde mental, totalizando 109 funcionários. Conta, ainda, com a colaboração de uma equipe de voluntários para eventos beneficentes.