08/01/2016
Diploma de Honra ao Mérito é entregue ao ex-vereador Ferreirinha

Em sessão solene marcada pela emoção, a Câmara de Araçatuba entregou, nesta sexta-feira (8/1), o Diploma de Honra ao Mérito ao Dr. José Ferreira Baptista Júnior, o Ferreirinha, pela comemoração de cem anos de vida. A homenagem foi proposta pelos vereadores Cido Saraiva (PMDB) e Tieza (PSDB).

As atividades da sessão foram conduzidas pelo vereador Rivael Papinha (PSB). Também estiveram presentes os vereadores Carlinhos Santana (PDT), Edna Flor (PPS) e Tieza. A sessão ainda foi prestigiada pelo prefeito Cido Sério (PT), ex-vereadores e secretários municipais.

Nos primeiros momentos da solenidade, foi exibido um vídeo produzido pela TV Câmara sobre a história do homenageado. Em seguida, usaram a tribuna para prestar homenagens um dos filhos de Ferreirinha, Fábio Ferreira Baptista, e o irmão do homenageado, Mário Ferreira Baptista. “É um dia excepcional para mim e para toda a nossa família”, destacou Mário Ferreira Baptista.

José Ferreira Baptista Júnior exerceu o mandato de vereador durante 21 anos. Participou de cinco legislaturas, inclusive da primeira delas, no período de 1948 a 1951.

A vereadora Tieza, uma das autoras da homenagem, ressaltou a importância do centenário de Dr. José Ferreira Baptista Júnior. “Quero dizer de coração que chegou o dia em que a cidade se curva diante do senhor, uma pessoa simples e inteligente, um homem público que sempre se preocupou com a comunidade”, disse.

Ao usar a tribuna, o homenageado foi bastante aplaudido pelo público. “Sou gratíssimo a tantas homenagens à minha humilde pessoa. Tudo o que fiz na política não passou de minha obrigação”, declarou.

HISTÓRIA
Nascido em Birigui em 31 de dezembro de 1915, Ferreirinha veio para Araçatuba na década de 1920. Filho de proprietários rurais, atuou como bancário, professor e contador. Também fez parte da primeira turma de Direito da Faculdade Unitoledo.

José Ferreira Baptista Júnior ficou viúvo em setembro do ano passado, após o falecimento da esposa Maria Amanda Ladeia, com quem foi casado por 71 anos e teve oito filhos: Asdrubal, Elaine, Marilda, Lígia, José Ferreira Batista Neto, Raquel, Fábio e João Luís.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso