Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
04/12/2012 15:52:34
Comissões Especiais apresentam relatórios finais na 39ª sessão ordinária

Duas Comissões Especiais da Câmara de Araçatuba apresentaram, na sessão ordinária desta segunda-feira (03/12), os relatórios finais dos trabalhos feitos pelos vereadores. 

A Comissão Especial constituída pela Resolução 1.853/2012, que reivindicou da América Latina Logística (ALL) a ampliação do pontilhão sob a linha férrea, na estrada que interliga os municípios de Araçatuba e Guararapes, foi formada pelos vereadores Joaquim da Santa Casa - PTB (presidente), Olair Bosco - PCdoB (membro) e Tieza - PSDB (membro). Durante o período de afastamento do vereador Joaquim devido a problemas de saúde, a vereadora Tieza presidiu a Comissão e o vereador Rivael Papinha (PSB) atuou como membro. 

"A Comissão foi formada tendo em vista os enormes prejuízos que os produtores rurais da região têm acumulado porque não conseguem transpor o pontilhão com suas máquinas e equipamentos agrícolas", explicou a vereadora Tieza. 

No relatório final, lido na íntegra no Grande Expediente da sessão, os vereadores afirmam que não conseguiram falar sobre o assunto com o prefeito Cido Sério (PT), que chegou a agendar uma reunião em seu gabinete para tratar do tema, porém o encontro foi cancelado. "O Executivo de Guararapes disponibilizou apoio, mas ficou evidente que o problema haveria de ser resolvido por Araçatuba, tendo em vista que o pontilhão localiza-se neste município", diz trecho do documento. 

Segundo a vereadora Tieza, com a ajuda do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a Comissão da Câmara de Araçatuba conseguiu contato com a ALL. "A sede da empresa fica em Curitiba (Paraná). O senador é ex-governador do Paraná e colaborou com os trabalhos de nosso legislativo", destacou. 

De acordo com ela, em março deste ano, a ALL enviou à Comissão estudo detalhado do local, com projeto para a realização da obra e demais instruções relacionadas ao assunto. Os estudos e o projeto foram entregues à Secretaria Municipal de Planejamento, que pediu prazo de 15 dias para tratar do assunto com o prefeito Cido Sério. 

O documento assinado pelos vereadores conclui que até a presente data não foi possível obter da Prefeitura de Araçatuba manifestação sobre suas pretensões em relação à obra, que consiste na expansão do vão da passagem sob a linha férrea. 

ACELERADOR - Também foi lido na íntegra, durante os trabalhos da 39ª sessão ordinária do ano, o relatório final da Comissão Especial do Acelerador Linear, constituída pelos vereadores Tieza (presidente), Cido Saraiva - PMDB (membro) e Edna Flor - PPS (membro). 

Os trabalhos da Comissão começaram em março de 2009 com o objetivo de acompanhar a vinda e a instalação do equipamento, destinado ao tratamento radioterápico de pacientes com câncer. Várias reuniões também foram realizadas para buscar informações sobre o histórico da radioterapia em Araçatuba. Até mesmo em São Paulo, na Secretaria de Estado da Saúde, membros da Comissão participaram de reuniões.

O relatório aponta que a Santa Casa de Araçatuba construiu uma área especial, chamada de casamata, para abrigar o moderno conjunto de equipamentos para o tratamento de radioterapia. A obra teve início em junho de 2010. "Por se tratar de projeto arquitetônico e construção especialíssima e muito complexa, em razão de abrigar equipamentos radioativos, parecia um processo lento aos olhos do leigo e sobretudo dos doentes de câncer, mas, segundo técnicos da área, uma obra desta magnitude era natural que demorasse mais que qualquer obra", diz trecho do relatório final assinado pelos vereadores. 

Em março deste ano, a construção do Centro de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba estava praticamente concluída, faltando, apenas, a liberação de recursos do Governo do Estado para aquisição da mobília, o que ocorreu pouco tempo depois.

Faltam, apenas, alvarás dos órgãos de saúde, como Inca, CNEM, Anvisa, entre outros, para o início do atendimento. Para os vereadores da Comissão, o atendimento deverá começar em breve. "O trabalho da comissão termina, mas a nossa tarefa como vereadores continua, no sentido de acelerar o início do funcionamento da Central de Radioterapia e colaborar com as ações preventivas contra o câncer", disse a vereadora Edna Flor.
Fonte: Assessoria de Comunicação: Tiago Lotto / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior