Comissão especial sobre pronto-socorro divulga relatório final
A comissão especial que estudou a construção de um pronto-socorro municipal no Jardim TV em Araçatuba apresentou o relatório final dos trabalhos durante a 1ª sessão ordinária do ano. Composta pelos vereadores Edval Antônio dos Santos (PP), presidente, e Cido Saraiva (PMDB), membro, a comissão concluiu que a construção de uma unidade para atender à população está prevista no orçamento municipal.
O documento destaca que a obra está prevista no Plano Plurianual (2010 a 2013), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual 2010. "Verificamos que o ideal era que existisse estabelecimento de saúde com atendimento 24 horas em quatro pontos da cidade", destaca um trecho do relatório.
Atualmente, o município tem dois pronto-socorros, no bairro Aviação e no Jardim Brasília. O relatório aponta a necessidade de mais duas unidades - uma no Jardim TV e outra na região dos Umuarama e Hilda Mandarino.
"Deixamos a sugestão para que o Executivo Municipal possa reavaliar os seus orçamentos para que sejam construídos mais dois estabelecimentos de saúde desse tipo em nossa cidade, lembrando que, para que isso ocorra, seja necessário alterar a LDO e o PPA", diz o relatório conclusivo. Os vereadores destacaram que pretendem cobrar recursos para a obra junto aos governos federal e estadual.
Criada pela resolução nº 1680/2009, a comissão especial surgiu para analisar a possibilidade de melhorar o atendimento à saúde na área do Jardim TV e bairros próximos, de alta densidade populacional. Outro motivo é que o PAS (Plano de Atendimento à Saúde) da região não está mais dando conta do aumento do número de diagnósticos e encaminhamentos, além de não ficar aberto nos finais de semana.
Para o vereador Edval, a construção de mais um pronto-socorro é uma necessidade em Araçatuba. "O município tem 16 unidades básicas de saúde, mas o pronto-socorro traz um atendimento necessário, por ficar 24 horas em funcionamento", disse.
Áreas institucionais
Também durante a 1ª sessão ordinária do ano, foi aprovado o requerimento de informações oficiais, de autoria do vereador Olair Bosco (PP), que pretende conhecer as áreas institucionais disponíveis e respectivas metragens na zona leste de Araçatuba. O objetivo do parlamentar, que esteve em Brasília recentemente, é analisar a construção de um pronto-socorro na região. O pedido dos dados será encaminhado à prefeitura.