Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
10/04/2015
Comdema realizará fórum para decidir futuro do zoológico

 Atendendo ao pedido do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), será realizado no próximo dia 17 de abril, entre as 8h e as 17h no anfiteatro da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araçatuba (FOA), um fórum com o objetivo de deliberar o futuro do Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro.

Participarão da reunião o vereador Rivael Papinha (PSB); o secretário municipal de Meio Ambiente, Jorge Hector Rozas; o diretor do zoológico de Bauru, Luiz Pires; o ex-diretor do zoológico de Sorocaba e apresentador do programa Dr. Selvagem, exibido em canal fechado, Rodrigo Teixeira, e a médica veterinária e professora de microbiologia e bem-estar animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba, Márcia Marinho.

De acordo com a presidente do Comdema, Denise Cristina Bento Fernandes, o fórum é um pedido da população. “Estamos recebendo diversas reclamações e questionamentos da comunidade referentes à atual situação do zoológico. Queremos conversar com os munícipes, com o secretário de Meio Ambiente e com o prefeito Cido Sério para traçarmos diretrizes”, ressaltou a presidente do Comdema.

A veterinária e professora da Unesp, Márcia Marinho, contribuirá na área de estrutura e acompanhamento aos animais. “Iremos analisar se a cidade tem estrutura e capacitação para manter um zoológico que seja exemplo, assim como acontece em Bauru. Por isso, a Unesp convidou o dr. Luiz Pires e o dr. Rodrigo Idaho para que seja feita uma análise dentro do que já existe com o que pode ser feito”, declarou.

Para o secretário de Meio Ambiente de Araçatuba, Jorge Hector Rozas, o zoológico deve ser um local educador. “Queremos um espaço que sirva para educar e também para o lazer do araçatubense”, ressaltou.

Para o vereador Rivael Papinha é necessário primeiramente saber qual é o objetivo do zoológico de Araçatuba. “Não dá para ter um zoológico onde se tem um campo de futebol, pois soltam-se rojões e o barulho é constante. Precisamos ver o que é melhor para a cidade e para os animais”, relatou.

A recepcionista Nayara Santos esteve no zoológico municipal com a família e relatou que esperava encontrar mais animais. “O zoológico está bonito, mas não vi muitos animais. Já andei por tudo e encontrei quase nada”, disse. Como munícipe, Nayara sugere a construção de uma área de recreação no local. “Caso não seja possível acrescentar mais animais, que seja feito um parque para as crianças”.

A comerciante Rose Mary Miuyaji esteve no zoológico pela primeira vez após a última reforma, que foi concluída em março de 2014. “Senti falta de muitos animais e o parque infantil não está em boas condições”, declarou. Rose levou a neta Laura, de 5 anos, e ressaltou sua insatisfação. “Para a Laura, o zoológico está lindo, pois criança se contenta com muito pouco”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Sandra Taiacol / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior