Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
22/09/2011 15:35:36
Cido Saraiva e Papinha participam da inauguração de ecoponto

A partir da próxima semana, os galhos de árvores e madeiras descartados na cidade de Araçatuba serão transformados em combustível para fornos de cerâmica. O ecoponto de trituração desses resíduos foi inaugurado na manhã de hoje (22/09) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a empresa Monte Azul. O presidente da Câmara, Cido Saraiva (PMDB), e o vereador Rivael Papinha (PSB) participaram do evento, que integrou a programação da Semana da Árvore no município.

"Essa é mais uma oportunidade para os carroceiros, gerará empregos e manterá a nossa cidade limpa. Temos agora um local adequado para triturar galhos de árvores e todos os tipos de madeira, o que beneficiará toda a população", ressaltou Cido Saraiva.

O novo equipamento ambiental está localizado em uma área municipal de 950 metros quadrados, na rua Maria Romano Toquetão, no Jardim Carazza. No local, a expectativa é de que sejam produzidos diariamente cerca de 300 metros cúbicos de biomassa, que será usada como combustível por uma fábrica de telhas e blocos com unidades em Araçatuba e Panorama. A matéria-prima será fornecida pelos pontos regulares para despejo de galhadas e entulhos que já funcionam na cidade: um no próprio Jardim Carazza, e outro no bairro Lago Azul. Uma terceira área para o despejo de resíduos sólidos está em construção na Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), no bairro Aviação, e deve começar a operar no próximo mês.

"Com isso, estaremos fechando o ciclo de um material que estava trazendo problemas sérios, inclusive de saúde, para a cidade. Sabemos que o pessoal tem o costume de colocar fogo nesse tipo de material, prejudicando principalmente a saúde das nossas crianças e idosos. Então, hoje é um bom momento para festejarmos", disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas.

O investimento totaliza R$ 200 mil e atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, implementada no ano passado pela Lei nº 12.305. "Não teremos mais galhadas jogadas na cidade, pois elas se transformarão em energia, uma energia barata, que trará um excelente resultado não só para a cidade, mas principalmente para o meio ambiente", comemorou o prefeito Cido Sério (PT).

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior