Cido Saraiva conhece lavanderia comunitária na região
O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Cido Saraiva (PMDB), visitou, na manhã desta quinta-feira, 17/2, uma lavanderia comunitária em Penápolis (SP). O projeto é desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social).
Surgida em agosto de 2002, a cooperativa contava com 20 lavadeiras no início e hoje reúne 14 mulheres, que passaram por um curso de capacitação profissional.
A lavanderia funciona em um pequeno imóvel no bairro Planalto. No local, as mulheres trabalham em meio a 14 tanques e quatro pranchas. Elas ganham cerca de R$ 510 mensais.
O serviço funciona da seguinte forma: as peças de roupa são contadas separadamente e recebem uma numeração, que identifica o cliente. Em seguida, são pesadas, anotadas em uma comanda e conferidas no ato da entrega, que leva três dias.
O código é anotado na etiqueta das roupas ou em um selo de identificação. A cooperativa cobra R$ 5,50 por quilo de roupa lavado e passado. Em média, são lavados 80 quilos diários de roupas, entre camisetas, camisas, shorts, bermudas e calças.
Todos os 64 bairros podem procurar o serviço, que é mais buscado por moradores da área central da cidade. De acordo com Virgínia Cardoso Bernardino, responsável pela cooperativa, a meta para os próximos meses é incluir a lavagem de tapetes. "Queremos atender mais e lavar também o que é mais difícil para secar, investindo na profissionalização", explica.
Segundo Virgínia, o município garante a inclusão com o projeto. "É importante tanto para a população quanto para nós. Estamos prestando o serviço para a comunidade e gerando trabalho para as pessoas", destaca.
Em visita ao local, o vereador Cido Saraiva (PMDB) ressaltou a importância social do empreendimento. "O interessante é ter um meio de sobrevivência para essas pessoas. É uma forma de fazer a comunidade participar", disse. A lavanderia comunitária tem hoje 150 clientes e funciona na rua Santa Maria Gorete, das 7h às 16h.