Campanha de doação de sangue movimenta a Câmara [Veja vídeo]
O plenário da Câmara Municipal de Araçatuba foi transformado num posto de coleta de sangue, na manhã desta quarta-feira (25/11). A campanha, realizada das 8h às 12h, marcou o Dia Nacional do Doador de Sangue.
A iniciativa do Poder Legislativo teve o apoio do Banco de Sangue do Hospital da Unimed. Oito funcionários participaram da ação, que atraiu 19 doadores entre servidores da Casa e visitantes. Cada bolsa coletada tem entre 400 e 450 ml de sangue e poderá salvar até quatro vidas.
Os doadores foram cadastrados, entrevistados e examinados antes da coleta. “Acabando a coleta, nós fornecemos um lanche. A gente precisa muito de ajuda. O importante é que estamos aqui para salvar vidas. Esse é o nosso papel”, informou o captador de doadores do Banco de Sangue do Hospital da Unimed, Gustavo Paupitz Vitalino.
O guarda municipal Arri Alexandro Gologossidis foi um dos participantes. “Como guarda municipal, uma das minhas funções é ajudar a sociedade. Salvar vidas é primordial. Então, por isso, sou doador de sangue desde os 18 anos. A cada quatro meses, faço isso”, afirmou.
Informada da campanha pela imprensa, a professora Janice Pereira Vera Cruz também decidiu contribuir. “Eu acho importante doar, porque a adesão sempre é baixa”, avaliou.
O presidente da Mesa Diretora, vereador Cido Saraiva (PMDB), lembrou que essa foi a segunda campanha promovida pela Câmara para estimular as doações de sangue no município. A primeira edição do movimento ocorreu em 12 de junho deste ano. “Doar uma bolsa de sangue é simples. Quantas pessoas necessitam neste momento? No ano que vem, realizaremos novamente essa campanha e conto com o apoio de todos”, disse o parlamentar.
Quem perdeu a oportunidade de doar sangue durante a campanha da Câmara pode comparecer ao Banco de Sangue do Hospital da Unimed, que atende ao público de segunda-feira a sábado, das 7h às 13h. O endereço é rua Gaspar Lemos, número 2, Jardim Alvorada.
O doador deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em em boas condições de saúde. Não estar em jejum, ter dormido pelo menos seis horas, não ter ingerido bebida alcoólica (por 24 horas) nem gordura (por três horas) antes da coleta são outras recomendações.