Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
02/10/2015
Câmara recebe manifestantes contrários a mudanças no ensino estadual

Cerca de 200 alunos dos ensinos fundamental e médio de cinco escolas estaduais de Araçatuba compareceram à Câmara de Vereadores, na manhã desta sexta-feira (02/10), para protestar contra a proposta de reorganização da rede estadual de ensino paulista, anunciada pelo Governo do Estado no mês passado. A manifestação foi organizada pela Aesa (Associação dos Estudantes Secundaristas de Araçatuba) e pela coordenadoria local da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

Os manifestantes foram recebidos no plenário do Poder Legislativo pelo presidente da Casa, vereador Cido Saraiva (PMDB), e pelos vereadores Gilberto Batata Mantovani (PR) e Prof.ª Durvalina Garcia (PT). Os parlamentares Rivael Papinha (PSB) e Beatriz (PT) também falaram com os estudantes.

A partir de 2016, o Governo do Estado pretende ampliar o número de escolas divididas em ciclos de educação – ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio – para que os estudantes passem a estudar com alunos da mesma faixa etária. A medida desagrada alunos e professores, que temem o fechamento de escolas, a superlotação de salas de aula, a demissão de profissionais, o estudo em unidades mais distantes de casa e, consequentemente, o aumento da evasão escolar.

“Estamos nos sentindo lesados, porque, mais uma vez, o governo tomou uma atitude em relação ao nosso ensino sem nos consultar. A decisão é deles, mas o futuro é nosso”, repudiou a presidente da Aesa, Liége Oliveira. “Recebemos a notícia que, devido a essa reestruturação, oito escolas serão fechadas em Araçatuba. Não podemos permitir que isso aconteça”, completou o secretário da Apeoesp, Diego Nagate Rodrigues.

Os vereadores presentes na reunião declararam apoio ao movimento. “A reivindicação dos alunos é normal. A Câmara vai contribuir com eles com uma moção de apoio, que será lida no plenário”, anunciou o presidente Cido Saraiva.

Acompanhados de professores e dirigentes sindicais, estiveram na Câmara Municipal de Araçatuba estudantes das escolas estaduais Abranche José, José Augusto Lopes Borges, Maria Apparecida Balthazar Poço, Maria do Carmo Lelis e Purcina Elisa de Almeida. Após deixarem o plenário da Câmara, os manifestantes seguiram para a Diretoria Regional de Ensino.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior