Com o plenário completamente lotado - e inclusive com cadeiras colocadas na Praça 9 de Julho -,  a Câmara Municipal de Araçatuba realizou na sexta-feira à noite (28/08), sessão solene em homenagem ao Dia do Voluntário. Cento e duas pessoas receberam o Diploma Voluntário em Destaque pelo trabalho que realizam em diversas instituições e nos mais vários segmentos da sociedade.

" /> Com o plenário completamente lotado - e inclusive com cadeiras colocadas na Praça 9 de Julho -,  a Câmara Municipal de Araçatuba realizou na sexta-feira à noite (28/08), sessão solene em homenagem ao Dia do Voluntário. Cento e duas pessoas receberam o Diploma Voluntário em Destaque pelo trabalho que realizam em diversas instituições e nos mais vários segmentos da sociedade.

"/>

Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
28/08/2009 22:18:52
Câmara homenageou 102 voluntários em sessão solene(Veja Vídeos 1 e 2)

Com o plenário completamente lotado - e inclusive com cadeiras colocadas na Praça 9 de Julho -,  a Câmara Municipal de Araçatuba realizou na sexta-feira à noite (28/08), sessão solene em homenagem ao Dia do Voluntário. Cento e duas pessoas receberam o Diploma Voluntário em Destaque pelo trabalho que realizam em diversas instituições e nos mais vários segmentos da sociedade.

Antes da abertura da sessão, a presidente da Câmara, Edna Flor, destacou, em entrevista à TV Câmara, que o objetivo da sessão foi dizer "obrigado" a todos aqueles que se dedicam a promover a pessoa humana.

Também participaram da sessão o prefeito de Araçatuba, Cido Sério, e os vereadores Cido Saraiva, Joel Platibanda, Tieza, Durvalina Garcia, Dr. Nava e Rivael Papinha. O ex-vereador Dr. Jaime José da Silva foi convidado a compor a mesa de honra da sessão por ser o autor do Projeto de Resolução que criou esta homenagem, que já é realizada há cinco anos pela Câmara de Araçatuba.

Os homenageados foram indicados pela própria comunidade e por entidades assistenciais, associações, paróquias e conselhos municipais, como o Conselho Municipal do Idoso e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). As indicações, por escrito, foram recebidas pela Presidência da Câmara durante o mês de julho último.

Depois da execução dos hinos Nacional e de Araçatuba, foi exibido um vídeo produzido pela TV Câmara, mostrando o trabalho de vários voluntários que atuam na comunidade de Araçatuba. São experiências de solidariedade e de amor ao próximo vivenciadas por pessoas dos mais diversos segmentos sociais.

Ao discursar na tribuna, o ex-vereador Dr. Jaime disse ter certeza que a maioria dos voluntários presentes nem fazia questão de ser homenageada, mas explicou que a homenagem foi criada exatamente para colocá-los em evidência e despertar nos jovens o interesse pelo serviço ao próximo.

A vereadora Tieza destacou a importância do reconhecimento do setor público ao trabalho que os voluntários desenvolvem. O vereador Rivael Papinha lembrou que nem sempre a sociedade dá o devido valor ao trabalho desses milhares de voluntários.

A vereadora Durvalina disse que nesta sessão solene "o amor foi colocado em pauta" porque o que move o voluntariado é o amor e a esperança. O vereador Joel Platibanda, que atua há 20 anos como voluntário, afirmou ter muito respeito pelos voluntários porque a missão deles é "ajudar alguém, sem ver a quem".

O vereador Dr. Nava disse que diante da grande falta de emprego e das dificuldades do nosso dia a dia e das enfermidades que tem assolado a humanidade é difícil crer que ainda há trabalho voluntário, sem vínculo empregatício e sem ajuda financeira. Mas que, apesar de todas as dificuldades, ainda existem aqueles que cumprem um grande mandamento bíblico que é amar o próximo como a ti mesmo.

O vereador Cido Saraiva parabenizou a iniciativa de homenagear os voluntários porque são eles que nos mostram como devemos ser e tratar o ser humano. O prefeito de Araçatuba, Cido Sério, lembrou do trabalho desenvolvido pelos primeiros comitês de Betinho, que sistematizou os trabalhos voluntários no Brasil. E disse que atos como esses são capazes de espalhar a solidariedade para todos.

Em seguida, o médico geriatra Ricardo Simões Whays fez uma breve palestra sobre a importância da atividade voluntária. Ele definiu o ato voluntário como um ato de doação, amor ao próximo e cidadania. Depois da palestra, houve apresentação do Coral Encantus, regido por Eliana Okada.

O ponto alto da sessão foi a entrega dos diplomas aos voluntários homenageados da noite. Os voluntários foram chamados em ordem alfabética e receberam os diplomas das mãos dos vereadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa: Fernando Sávio - Fotos: Ângelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior