10/02/2015
Câmara elege membros do Conselho de Ética e da Corregedoria

Durante a 2ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (9/2), a Câmara de Araçatuba elegeu os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para o biênio 2015-2016. Os três membros permanentes eleitos foram os vereadores Rivael Papinha (PSB), Cabo Claudino (PT do B) e Edna Flor (PPS).

O Conselho de Ética tem o objetivo de zelar pela observação dos preceitos do Código de Ética, atuando para preservar a dignidade do mandato parlamentar. O órgão também auxilia a Mesa Diretora na condução dos trabalhos da Casa. Com a definição dos integrantes, o presidente e o vice serão eleitos na primeira reunião do conselho. Ficaram como suplentes no conselho as vereadoras Tieza (PSDB) e Beatriz (PT).

Corregedoria

O colegiado também elegeu os nomes da Corregedoria Parlamentar. O vereador Gilberto Batata Mantovani (PR) foi eleito corregedor do Legislativo e a vereadora Profª Durvalina (PT) ficou como suplente.

O corregedor parlamentar tem o papel de promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito da Câmara, juntamente com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Ele também tem a função de representar junto ao conselho sobre denúncias, recebidas de parlamentar, de possíveis atos ilícitos ocorridos na Câmara envolvendo vereadores.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso