Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Notícias
19/04/2010 22:45:09
Câmara aprova criação do Dia da Comunidade Árabe

Em 2010, a imigração árabe no Brasil completará 130 anos. Em agradecimento à contribuição do povo árabe para o desenvolvimento do País e, em especial, de Araçatuba, a Prefeitura sugeriu e a Câmara aprovou a criação do Dia Municipal da Comunidade Árabe. A data comemorativa será lembrada anualmente no dia 25 de março.

O projeto de lei, apreciado em discussão única na 12ª sessão ordinária do ano (19/04), está fundamentado na Lei Federal 11.764, de 5 de agosto de 2008, que instituiu na mesma data o Dia Nacional da Comunidade Árabe. Na justificativa que acompanha a matéria, o Poder Executivo reconheceu a importância dos imigrantes árabes para Araçatuba. "O povo árabe impulsionou as atividades comerciais do Município e influenciou definitivamente a nossa cultura".

A vereadora Tieza (PSDB) lembrou em plenário que foi procurada por representantes da comunidade árabe para a instituição da data. "Tentamos marcar com o prefeito Cido Sério para lhe apresentarmos pessoalmente essa reivindicação, mas não deu certo. De qualquer forma, é essa uma justa homenagem, já que a comunidade árabe está presente em Araçatuba desde o início", declarou a parlamentar.

O vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) também considerou pertinente a criação do Dia da Comunidade Árabe. "Quem de nós não conheceu algum mascate árabe, que começou a vida com muita dificuldade? Fico muito feliz com o projeto e parabenizo os pioneiros árabes do nosso Município pela conquista. Tenho certeza que 25 de março será sempre um dia de grande festa", comentou.

Os imigrantes árabes começaram a desembarcar no Brasil no final do século XIX, provenientes da Síria e do Líbano. Como mascates, percorreram as grandes cidades e as fazendas do interior para vender seus produtos. Ao fundarem pequenas lojas de armarinhos em centros urbanos, tiveram êxito e prosperaram. Atualmente, mais de 12 milhões de cidadão brasileiros são de origem árabe.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior