09/06/2015
Apae de Araçatuba completa 45 anos

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araçatuba realizou nesta terça-feira (9/6) evento para comemorar os 45 anos de fundação no município. O evento teve apresentações de atendidos pela instituição. O vereador Dr. Jaime (PTB) esteve presente e irá apresentar um requerimento de voto de aplauso à associação.

O evento também contou com as presenças do prefeito Cido Sério (PT) e dos secretários municipais de Educação Luís Carlos Custódio e de Saúde José Carlos Teixeira.

A Apae de Araçatuba foi fundada em 9 de junho de 1970 na rua Humaitá e atendia inicialmente sete alunos. Na atualidade, com sede na rua Pedro Martinez Marin, são 850 atendidos entre pacientes, alunos e usuários. A entidade possui 140 funcionários.

A Apae presta serviços nas áreas da assistência social, saúde e educação. Um deles é o CER (Centro Especializado em Reabilitação), que oferece atendimento clínico para Araçatuba e mais 40 municípios. Outro serviço disponível presta atendimento aos autistas nas áreas da saúde e educação no período do contraturno escolar.

De acordo com a diretora da Apae, Rosimeire Pagan Fernandes, os 45 anos da entidade são marcados por lutas e vitórias. “A gente faz uma retrospectiva e vê o quanto é gratificante trabalhar com as pessoas com deficiência intelectual e ver que as famílias reconhecem o nosso trabalho. A nossa missão é atender a pessoa com deficiência em toda a sua complexidade”, destacou.

Segundo o prefeito Cido Sério, a Apae tem sido uma parceira fundamental da Prefeitura. “Graças a Deus no meu mandato nós conseguimos multiplicar por mil os investimentos que os governos federal e municipal fazem por essa entidade tão importante para a cidade e região. Na saúde, com o CER, nós passamos de R$ 160 mil por ano para R$ 1,8 milhões de investimentos para cuidar dos atendidos”, disse.

O vereador Dr. Jaime, que irá propor um voto de aplauso à instituição, elogiou os serviços prestados. “São 45 anos de inclusão. É importante pensarmos essa questão de uma forma mais ampla, mais objetiva, de maneira a concretizar um sonho de tornar-nos iguais. Recentemente, na gestão do prefeito Cido Sério, foram aportados recursos significativos para a Apae e isso nos deixa feliz”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso