Alunos de ensino médio visitam a Câmara
Cerca de trinta alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual "Altina Moraes Sampaio" visitaram nesta manhã (05) a sede da Câmara Municipal de Araçatuba.
Acompanhados pela professora de Filosofia Márcia Seraphim, os estudantes foram recebidos pelos diretores do Poder Legislativo, Antônio Lourenço Leal e Genilson Kajiwara.
Na sala de sessões da Câmara, Leal ministrou uma palestra sobre as funções dos vereadores e respondeu a perguntas dos estudantes sobre a rotina legislativa e administrativa da instituição.
Na sequência, após assistir a um vídeo institucional do Poder Legislativo, sobre o trâmite dos projetos que são votados em plenário, os alunos foram convidados a conhecer outras dependências da Câmara, entre elas a sala da Presidência e os gabinetes dos vereadores.
Encerrando o roteiro da visita, os alunos receberam um lanche. O estudante Marcos Ferrari afirmou que já conhecia a sede do Poder Legislativo.
"Entretanto, é a primeira vez que tive a chance de conhecer os trabalhos dos vereadores, assistir a uma palestra e a um vídeo sobre a rotina da Câmara", afirmou.
Para o aluno, que também é presidente do grêmio estudantil, a divulgação ampla dos trabalhos legislativos, por meio dos veículos de comunicação (tevê, rádio e internet) e pelo convite aberto à população dão credibilidade às sessões e garantem a participação ativa da comunidade.
"Pretendo adequar as boas idéias que tive aqui à rotina do grêmio da escola, pois assim acredito que vamos conseguir atrair a atenção de mais estudantes para o nosso trabalho", completou Marcos, que aposta massificação das redes sociais, como o Facebook, para divulgar as atividades estudantis.
De acordo com a professora Márcia, a visita ao Poder Legislativo integra o plano de aulas da disciplina de Filosofia, pela qual é responsável, e será tema de um relatório a ser elaborado pelos alunos.
"Eles estão conhecendo os conceitos de política, desde os antigos filósofos até chegar aos dias de hoje. O nosso objetivo é despertá-los para a importância de conhecer o conceito e desfazer preconceitos sobre o tema", explicou Márcia.