Água empoçada gera transtornos para moradores do Novo Umuarama(Veja Vídeo)
Desnível e buracos no asfalto em um quarteirão da rua Valparaíso, entre a Oscar Rodrigues Alves e Fudadores, no bairro Novo Umuarama, está gerando transtornos para moradores do local. Por se tratar de uma região baixa, toda a água que desce de bairros como o Vila Mendonça, Jardim Paulista e do próprio Novo Umuarama, empoça em frente às residências.
Além de questões de saúde, que colocam em risco a vida dos moradores devido à proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, e infestação de escorpiões, a água acumulada traz outros problemas. Muitas residências apresentam rachaduras devido à infiltração.
Instalado no bairro há 20 anos, o barbeiro João Aparecido Teixeira de Jesus enfrenta dificuldades para manter o seu negócio. Para não perder a clientela, a barbearia precisa constantemente ser reformada. "Todo o dinheiro que ganho é gasto em pequenos reparos. Isso sem falar no constrangimento que passo quando o cliente precisa atravessar as poças d' água que se formam na rua para chegar à barbearia e molha os pés", explica.
A aposentada Leonor Aparecida de Souza reclama da desvalorização dos imóveis. "Já tentei vender minha casa muitas vezes, mas ninguém se interessa em comprar um imóvel num lugar com essas condições", desabafa. A rua Valparaíso está localizada próxima a uma área verde que hoje é habitada por cerca de 50 famílias.
O problema está gerando ainda um mal-estar entre os próprios moradores. "Se você tirar a água empoçada de frente da sua casa certamente ela ficará parada em outra residência e muitos entendem isso como uma provocação. Estou vendo a hora em que haverá uma tragédia entre os moradores", prevê a dona de casa Geraldina Maria de Jesus.
A pedido de moradores, o vereador Joel Platibanda (PMN) esteve no local. Ele vai apresentar indicação à Prefeitura solicitando medidas urgentes para resolver o problema daquela comunidade. Em sua opinião, o ideal seria a construção de bocas de lobo nas esquinas do quarteirão que apresenta problemas.