13/05/2020
Vereadores repudiam live do senador Major Olímpio

Uma fala machista do senador Major Olímpio (PSL) em live divulgada por ele em redes sociais foi considerada ofensiva pelos vereadores de Araçatuba. Na segunda-feira (11/05), eles aprovaram por unanimidade um requerimento de repúdio ao parlamentar, que se referiu à mulher de forma desrespeitosa, comparando-a a animais de rodeio. O requerimento foi apresentado pelas vereadoras Beatriz (Rede) e Tieza (PSDB).

“Boi que pula rodando e mulher que trepa gritando não é defeito, é qualidade”. Essa, segundo as vereadoras, foi a expressão usada pelo senador na live. “Quando um cidadão comum comete uma atrocidade como essa, é mais fácil perdoar e compreender. Mas um senador, um líder político, que tinha que dar exemplo, isso ofende, surpreende e causa indignação”, discursou Tieza.

A vereadora Beatriz também se disse indignada com a postura do senador. “Eu só gastei meu tempo construindo esse voto de repúdio para que esse ser veja que, para além dos outros que batem palma para ele, tem gente pensante. A única coisa que esse ser merece de nós é desprezo”, afirmou.

Outros vereadores também se manifestaram. “Isso é uma vergonha, um absurdo, vindo de uma autoridade constituída, votada pelo povo. Olha o que o povo está colocando lá? Tranqueira”, condenou o vereador Dr. Almir (PSDB).

Já o vereador Lucas Zanatta (PV) ampliou a discussão e comentou a exploração comercial da figura feminina. “Preocupa-me muito o quanto se abusa da demonstração do corpo de mulheres para vender de música a bebida. E o mais preocupante é como esse conteúdo tem influenciado crianças”, alertou.

Mesmo se declarando apoiador do senador Major Olímpio, o vereador Dunga (DEM) também repudiou o comportamento do parlamentar, mas anunciou que a frase foi usada pela primeira vez em 1992 pela cantora Beth Guzzo e reproduzida pelo locutor de rodeios Asa Branca. “O senador foi infeliz nessa frase. Isso foi mais do que ofensa, foi uma discriminação ímpar”, avaliou Dunga.

O vereador Dr. Jaime (PSDB) chegou a cogitar a possibilidade da live ser falsa. “É tão absurdo que chego a perguntar: Será que não é fake? É algo que a gente não consegue assimilar, vindo de uma pessoa como o  Major Olímpio, com disciplina militar, eleito com tantos votos. É algo decepcionante”, declarou.

A pedido das vereadoras autoras, cópia do requerimento de repúdio será encaminhada ao senador Major Olímpio, ao presidente e líderes partidários do Senado, à Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, à Procuradoria Especial da Mulher, ao Observatório da Mulher contra a Violência e a todas as senadoras da República.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Foto: Angelo Cardoso