25/04/2023
Vereadores questionam qualidade da água distribuída pela Samar

A água amarelada e com cheiro de terra que está saindo das torneiras de muitos moradores de Araçatuba gerou debate entre os vereadores na 12ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (24/04). O assunto foi tema de um requerimento de informações oficiais, apresentado pelo vereador Arnaldinho (Cidadania) e aprovado por unanimidade.

O parlamentar afirma ter recebido reclamações de munícipes da zona norte da cidade sobre o aspecto da água distribuída pela GS Inima Samar, empresa concessionária dos serviços de água e esgoto no município. “Tive conhecimento do problema há cerca de 10 dias. Como não foi sanado, decidi fazer o requerimento”, afirmou Arnaldinho.

Ele quer saber o motivo da turbidez da água fornecida pela Samar, se essa água está contaminada e se a Agência Reguladora e Fiscalizadora Daea está acompanhando o problema.

DEBATE –

Alguns vereadores também se manifestaram. O primeiro deles foi o vereador Luís Boatto (MDB). Ele apresentou um vídeo com roupas encardidas na máquina de lavar e uma garrafa com água marrom coletada por um morador do bairro Santa Luzia.

“A Samar garante que essa água é potável. Mas água potável é insípida, inodora e incolor. Essa água está parecendo uma garapa. Isso é um descaso com a população, que paga caro pela água”, disse Boatto, sugerindo a convocação de representantes da Samar e da agência Daea para prestar esclarecimentos.

O vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil) propôs o envio de uma amostra dessa água para análise do laboratório Adolfo Lutz. Já o vereador Nelsinho Bombeiro (PV) lamentou que o problema tem sido recorrente. E o vereador Wesley da Dialogue (Podemos) ponderou que a Samar deve ter uma equipe à disposição para resolver o problema.

“Muitas famílias bebem essa água. Precisamos cobrar e exigir soluções”, afirmou Wesley.

BALANÇO –

Outros cinco requerimentos de informações oficiais foram aprovados pelo plenário na 12ª Sessão Ordinária do ano.

O vereador João Moreira (PP) assina solicitação sobre a situação das vias das Chácaras Arco Íris, que estão intransitáveis devido à grande quantidade de buracos. “Isso tem gerado muitos transtornos, prejudicando a coleta de lixo e o transporte escolar”, disse.

O vereador Arlindo Araujo (MDB) questiona o estado precário das arquibancadas do campo de futebol localizado no Zoológico Municipal. “A situação é muito triste e perigosa”, alertou.

O vereador Luís Boatto (MDB) pede informações sobre as medidas de prevenção e de combate à dengue que estão sendo adotadas pela administração municipal.

O vereador Lucas Zanatta (PL) é autor de dois requerimentos aprovados. Um deles pergunta sobre a acessibilidade da Casa do Artesão, localizada na rua Quinze de Novembro, no centro da cidade. O outro indaga a administração sobre as atuais condições de trabalho da Guarda Municipal. “O assunto é muito importante devido ao momento em que estamos vivendo”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Fotos: Angelo Cardoso