23/04/2019
Vereadores debatem limpeza e reforma de praças públicas

A pedido do vereador Arlindo Araújo (PPS), a Prefeitura de Araçatuba deverá encaminhar à Câmara informações sobre a limpeza, manutenção e reforma das praças públicas existentes na cidade. O requerimento foi apreciado durante a 12ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (22/04).

Arlindo Araújo quer saber quantas praças públicas existem em Araçatuba, com qual periodicidade elas são limpas e quais foram reformadas na atual administração. O assunto gerou debate em plenário.

O vereador Professor Cláudio (PMN) comentou sobre o programa de adoção de praças públicas em vigor no município. “O prefeito precisa fazer uma concessão para a limpeza dessas praças. A Prefeitura não dá conta de limpar todas elas”, revelou.

O vereador Denilson Pichitelli (PSL) fez menção à lei, de iniciativa do vereador Cido Saraiva (MDB), que concede desconto no IPTU aos cidadãos que adotam uma praça. “Essa lei precisa ser divulgada”, afirmou.

Na opinião do líder do governo na Câmara, vereador Dr. Jaime (PTB), a utilização das praças públicas precisa ser reinventada. “A vida em sociedade mudou, precisamos mudar a utilização desses bens. Precisamos levar para as praças atividades que interessam à população”, considerou.

A vereadora Cláudia Crepaldi (PCdoB) destacou que, quando bem cuidadas, as praças tornam-se espaços de lazer. O vereador Rivael Papinha (PSB) chamou a atenção para a sensação de insegurança nesses locais. “A Guarda Municipal tem que correr essas praças”, pediu. O vereador Carlinhos do Terceiro (SD) encerrou a discussão do requerimento, criticando a entrega de marmitas para andarilhos em praças públicas.

OUTROS –

Ao todo, os vereadores aprovaram seis requerimentos de informações oficiais na 12ª Sessão Ordinária do ano. Cinco dessas solicitações são de autoria do vereador Arlindo Araújo. Além das praças públicas, ele está questionando a Prefeitura sobre o lançamento irregular de esgoto no Córrego Machadinho, a eliminação dos criadouros do inseto conhecido como bicho barbeiro (transmissor da Doença de Chagas), o abandono do Mercadão Municipal e o tratamento do esgoto gerado nas regiões dos córregos dos Tropeiros e dos Espanhóis.

Completa a lista de requerimentos aprovados um pedido do vereador Dr. Alceu (PV) sobre problemas com o abastecimento de água em bairros da zona leste.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Foto: Angelo Cardoso