Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
16/04/2024
Trabalho do Rotary em Araçatuba é destaque na Tribuna Livre

As atividades do Rotary Club de Araçatuba foram tema da Tribuna Livre durante a 11ª sessão ordinária do ano, realizada ontem (15/4). O espaço da tribuna foi usado pelo presidente da entidade, Sidney de Oliveira Júnior, que fez um balanço dos 80 anos de fundação do Rotary na cidade.

No início do discurso, Sidney mencionou o surgimento do Rotary no município em 16 de abril de 1944, idealizado e fundado por Décio Franco de Almeida, primeiro presidente. As primeiras reuniões da entidade ocorriam no Bar Araçatuba, localizado na Praça Rui Barbosa. Depois, no antigo Araçatuba Club, e atualmente na avenida da Saudade, nº 964.

Outro tema debatido foi a dificuldade de inserção das mulheres entre os rotarianos. Em 1º de julho de 1989, as mulheres passaram a ter direito de pertencer ao Rotary. O pioneirismo do Rotary Club de Araçatuba também foi destacado, com a admissão da professora e colunista social Odette Costa, considerada a primeira rotariana na América Latina. Em 1999, o espaço feminino também foi conquistado, quando a professora e advogada Zezé Bedran foi eleita a primeira presidente do Rotary.

O Rotary Club de Araçatuba faz parte do Distrito 4.470 e é formado por 22 clubes de 11 cidades da região noroeste do estado de São Paulo e 51 clubes em 31 cidades do Mato Grosso do Sul, totalizando 73 clubes, incluindo três clubes mistos instalados em Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Em Araçatuba, são nove clubes rotários: Rotary Club de Araçatuba, Rotary Club Cruzeiro do Sul, Rotary Club Noroeste, Rotary Club Leste, Rotary Club Oeste, Rotary Club Alvorada, Rotary Club Bandeirantes, Rotary Club Cidade Amiga e Rotary Club Centenário.

Sidney de Oliveira Júnior ainda explanou que o Rotary é uma instituição internacional que congrega mais de 1 milhão de pessoas ao redor do mundo. “Estamos em 218 países, com 528 distritos rotários, sendo mais de 280 mil mulheres”, disse.

ERRADICAÇÃO DA PÓLIO

O presidente do Rotary Club de Araçatuba afirmou que a erradicação da pólio é uma das iniciativas mais longas e importantes da trajetória da instituição. “Junto com diversos parceiros, já imunizamos mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais da doença”, relatou.

“O Rotary é membro permanente das Nações Unidas e se baseia em quatro regras fundamentais sobre o que pensamos, dizemos ou fazemos: é verdade, é justo para todos os envolvidos, criará melhores amizades e será benéfico para todos os interessados? Se não estiver relacionado com essas regras, melhor rever esses conceitos”, explicou o presidente do Rotary Club de Araçatuba.

No final do discurso, Sidney de Oliveira Júnior destacou que o Rotary Internacional é uma associação voltada para prestar serviços voluntários e promover valores éticos e a paz em nível internacional. “Ser rotariano não é apenas participar de uma organização mundial. Ser rotariano é viver uma filosofia de vida que se propõe a solucionar o conflito entre o desejo e o lucro pessoal. Nossa máxima sempre usada é dar de si antes de pensar em si. Por isso dizemos que ser rotariano é viver um estado de espírito”, finalizou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior