09/07/2020
Título de Cidadão Araçatubense é concedido a cônsul-geral do Japão

Em sessão solene virtual realizada nesta quinta-feira (9/7), a Câmara de Araçatuba concedeu o Título de Cidadão Araçatubense ao cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi. O homenageado participou da sessão online direto da capital paulista.

O cônsul-geral foi homenageado pelas ações de solidariedade em favor de entidades assistenciais do município, pela preservação da cultura japonesa e pelo intercâmbio de cidadãos. O projeto de decreto legislativo que concedeu a honraria é de autoria da vereadora Tieza (PSDB), presidente da Câmara.

Também participaram da sessão virtual representantes da comunidade japonesa no Brasil, o prefeito Dilador Borges (PSDB) e os vereadores Dr. Alceu (PSDB) e Dunga (DEM).

“Nós de Araçatuba temos grande afinidade com os japoneses e para mim é uma satisfação essa oportunidade de homenagear uma autoridade do Japão. Tenho um grande apreço pela comunidade japonesa, com a qual convivi desde pequena”, destacou a autora da homenagem.

Na parte final da solenidade virtual, o cônsul-geral do Japão em São Paulo expressou gratidão pela homenagem, destacando a importância de Araçatuba. “Agradeço a essa cerimônia tão linda. Araçatuba é uma cidade muito importante para o Japão, tem uma comunidade japonesa importante no noroeste paulista. Essa amizade entre cidadãos japoneses e Araçatuba vai continuar por muito tempo”, disse.

HISTÓRIA

Nascido em Yamaguchi em maio de 1966, Yasuchi Noguchi é cônsul-geral do Japão em São Paulo desde setembro de 2017. É formado em Direito pela Universidade de Kyoto em 1990. O homenageado já ocupou diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores do Japão, além de ter sido secretário da Embaixada do Japão nos Estados Unidos, conselheiro da Embaixada do Japão no Peru e diretor-geral de polícia da Província de Miyazaki.

A sessão solene virtual foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no Canal 6 do Sistema Net Digital, e pelo Canal da Câmara no Youtube e Facebook.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso