Requerimento questiona sobre possíveis casos de intoxicação por metanol
O Plenário aprovou ontem (6/10), durante as atividades da 32ª sessão ordinária do ano, três requerimentos de informações oficiais. As solicitações foram encaminhadas para o Executivo.
Um dos pedidos, proposto pelos vereadores João Pedro Pugina (PL) e Dr. Luciano Perdigão (PSD), teve como alvo possíveis casos de intoxicação por metanol no município.
Os parlamentares buscam saber quais as providências imediatas adotadas pela Vigilância Sanitária Municipal diante do possível caso na cidade e se foram identificados outros pontos de venda suspeitos de comercializar bebidas adulteradas com risco de conter metanol.
O pedido ainda contém perguntas sobre a existência de um plano de monitoramento sistemático junto ao comércio visando identificar possíveis irregularidades em bebidas alcoólicas; a articulação entre a Vigilância Sanitária, a Polícia Civil e a Polícia Militar no enfrentamento da situação e a realização de campanhas de orientação e alerta à população sobre o consumo de bebidas de procedência duvidosa até a conclusão das investigações.
TRANSFERÊNCIA DO CEMFICA
Outro requerimento aceito, de autoria da vereadora Edna Flor (Podemos), cobrou informações sobre a transferência do Cemfica (Centro Municipal de Formação da Criança e do Adolescente) para o prédio da escola Aryzinho e seus impactos nos alunos, na comunidade e nos servidores.
Segundo o requerimento, por meio do decreto nº 24.165/2025, a Prefeitura autorizou a mudança de localização do centro do Jardim TV para prédio situado no bairro Água Branca I. O texto ainda cita portaria do Executivo autorizando a instalação e o funcionamento da Emeb Jardim TV no endereço anteriormente ocupado pelo Cemfica.
No ofício, a parlamentar quer saber quais os motivos técnicos, administrativos e pedagógicos que permitiram a transferência e questiona como será garantida a locomoção das crianças para o novo endereço, se houve consulta ou participação popular na definição da alteração e se haverá mudanças que impactem a educação dos alunos envolvidos.
HIGIENIZAÇÃO DE CAIXAS DE AREIA
O vereador Damião Brito (Rede) solicitou informações sobre a troca e a higienização das caixas de areia nas unidades escolares da rede municipal de ensino.
Na solicitação, constam questões sobre a frequência da limpeza, a existência de um cronograma para a execução desses serviços e a relação nominal das escolas de educação infantil sobre a data da última higienização de cada unidade.




